Passaporte de Museus 2018 – Perguntas frequentes

Quanto custa o Passaporte dos Museus?
Nada: sua viagem pelos museus participantes é gratuita.

É preciso ser carioca ou fluminense para utilizar o Passaporte dos Museus?
Não. Qualquer pessoa pode retirar seu passaporte nos pontos de distribuição.

Posso retirar o Passaporte dos Museus para outras pessoas?
Não.

Devo me identificar com algum documento para usar o Passaporte dos Museus?
Não. Ele possui uma folha de identificação na qual são inseridos nome e identidade (RG no caso de brasileiros ou outro documento no caso de estrangeiros), a fim de personalizar o documento, e e-mail, que é um contato para o caso de perda do documento. No entanto, não é necessária a posse de documento.

É necessário fazer algum tipo de cadastro para receber o Passaporte dos Museus?
Não. O Passaporte pode ser retirado em seus pontos de distribuição sem necessidade de cadastro.

Posso usar mais de uma vez o Passaporte para visitar o mesmo museu?
Não. O Passaporte dos Museus Cariocas garante uma gratuidade, registrada pelo carimbo, em cada uma das instituições participantes.

Qual é a validade do meu Passaporte dos Museus?
O Passaporte é válido até 31 de dezembro de 2018.

26 comentários para “Passaporte de Museus 2018 – Perguntas frequentes

1. Posso utilizar o passaporte em qualquer dia de funcionamento dos museus participantes ou tem dias específicos para usar o passaporte? Obrigada!

• Prezada Tatiana, boa tarde! O Passaporte de Museus garante a gratuidade nos dias e horários estabelecidos por cada museu participante, que podem ser consultados no próprio passaporte.

2. Bom dia,

Gostaria de saber onde posso fazer a retirada do meu passaporte, existe algum Museu em Niterói que esteja fazendo a distribuição?

• Olá Carollyne,

Você poderá retirar no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (quarta a domingo, das 10h às 17h).

• Olá Letícia,

Os Passaportes serão distribuídos enquanto durar o estoque. Consulte os pontos de distribuição para verificar a disponibilidade.

Atenciosamente.

• Bom dia.

O Passaporte poderá ser retirado nos seguintes pontos:

Museu Nacional de Belas Artes (terça a domingo, das 10h às 18h), o Museu da República (quarta a sábado, das 10 às 18h);Museu de Arte do Rio (terças e sábados, das 9h às 17h); Museu Aeroespacial (terças e quintas, das 9h às 16h); Sítio Roberto Burle Marx (segunda a sexta, das 8h às 16h); Casa do Patrimônio Ferroviário do Rio de Janeiro (segunda a sexta, das 10h às 16h) e CCBB (exceto terças-feiras).

• Olá Marcelo,
      Os Passaportes só podem ser retirados nos postos de distribuição. Escolha um dos museus mais próximo de você.

Aproveite para visitar os mais de 70 museus participantes.

• Olá Lidia,
      O Passaporte é uma ferramenta para informar os dias de gratuidade dos museus participantes e uma forma do visitante ter uma lembrança das visitas, já que em cada instituição o Passaporte é carimbado. Efetivamente sua gratuidade é garantida, independente do Passaporte.

Att

• Olá Marcio,

Sim, os Passaportes estão sendo distribuídos normalmente. Consulte a lista de pontos de distribuição, dias e horários.

3. Olá! Possuo o passaporte cultural antigo, ele é equivalente ao novo? Ou a gratuidade só é concedida através da apresentação dessa nova versão de passaporte? Grata!

• Olá Luana,

Você precisará retirar o exemplar da nova edição do Passaporte. Confira os pontos de distribuição.

4. Boa tarde.
    Menores de idade também precisam pegar o passaporte e se identificar, ou algum responsável pode pegar e fazer a identificação?

5. Boa noite!
    Por favor, gostaria de saber se já tem data prevista para começar a distribuição da edição dos passaportes de 2019. Não acho interessante retirar agora, uma vez que é válido só até 31 de dezembro.
    E outra coisa, meus filhos têm 10 e 7 anos, devo retirar um passaporte para cada um de nós?
    Grata, Fabiana.

• Olá Fabiana,

Não temos previsão para a edição 2019. É preciso retirar um Passaporte para cada visitante.