Museu da Inconfidência encerra ano com exposição do artista Tunico dos Telhados

Tunico dos TelhadosOuropretano nascido em 1952, Antônio Marcos de Paula, mais conhecido como Tunico de Ouro Preto ou Tunico dos Telhados, começou a pintar na infância e adotou os telhados do casario da cidade histórica mineira como principal temática de seu trabalho. Sua obra é o tema de exposição que encerra o calendário 2018 do Museu da Inconfidência e abre ao público nesta sexta-feira (21).

O artista mineiro trabalha a arte figurativa em uma visão peculiar sobre os telhados dos casarios de Ouro Preto. Tunico busca inspiração na arquitetura colonial e no estilo barroco típico da Vila Rica do século XVIII, sendo marcante a influência da obra literária “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles.

Com curadoria de Margareth Monteiro e Janine Ojeda, a exposição apresenta vinte obras em acrílica sobre tela que apresentam o olhar do artista também sobre as antigas sacadas das fachadas coloniais, do casario e igrejas de Ouro Preto. São apresentados ainda elementos construtivos da arquitetura colonial pertencentes ao acervo do museu e colecionadores com o objetivo de reproduzir parte da fachada do casario colonial típico de da cidade.

“A arte figurativa de Tunico dos Telhados” poderá ser visitada até 10 de fevereiro de 2019. O Museu da Inconfidência funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.