Museu Casa de Benjamin Constant licita para obra de restauro integral

Licitação destina-se à supervisão, fiscalização e gerenciamento das obras da segunda fase da restauração integral do museu.

O Museu Casa de Benjamin Constant, que integra a rede Ibram no Rio de Janeiro (RJ), abriu nesta quarta-feira (9) edital para a contratação de serviços técnicos em engenharia e arquitetura consultiva.

A licitação destina-se à supervisão, fiscalização e gerenciamento das obras da segunda fase da restauração integral pela qual o museu passa neste momento, a fim de garantir que os projetos sejam executados de acordo com os termos do edital de concorrência nº 01/2018/Ibram.

A seleção será realizada na modalidade pregão eletrônico do tipo menor preço global, em regime de execução indireta. O pregão será realizado no Portal de Compras do Governo Federal (www.comprasgovernamentais.gov.br) no dia 24 de janeiro, às 10h.

A obra

As obras de restauro integral do Museu Casa de Benjamin Constant começaram no início de 2017. Localizada no bairro de Santa Teresa, a antiga residência do militar, professor e estadista Benjamin Constant (1836-1891) foi tombada como Patrimônio Histórico em 1958.

Além do imóvel histórico, o restauro integral abarca o edifício administrativo do museu e parte da vasta área verde em que a instituição está situada. A obra prevê recuperação de coberturas das edificações que compõem o conjunto arquitetônico da antiga chácara, revisão de esquadrias e de pisos e nivelamento de seu pátio central. Inclui ainda diagnósticos de caráter geológico e arqueológico sobre o terreno.