Banner-218X218 por_ingProgramado para o período de 26 a 28 de junho, o Seminário Internacional ‘Patrimônio em chamas: quem é o próximo? – Gestão de riscos de incêndio para o Patrimônio Cultural’ tratará sobre o uso de novas tecnologias de segurança contra incêndios em organizações de patrimônio e sobre o papel dos tomadores de decisão em estimular uma cultura de prevenção.

A proposta do Seminário é promover uma análise sobre as estatísticas de incêndios e suas implicações para a tomada de decisões eficazes, experiências de diferentes países e contextos na gestão de riscos de incêndio e medidas avançadas de segurança contra incêndios para aplicação no patrimônio cultural.

Entre as atividades do Seminário, está prevista uma visita ao Museu Nacional para que os participantes vejam as ações em curso para a reconstrução do Museu, e um fórum especializado para apresentar recomendações significativas sobre a redução do risco de incêndio no patrimônio cultural. Por questões de segurança, a visita será restrita a 70 participantes. Haverá, ainda, visitas técnicas a outros museus.  Toda a programação de visitas será anunciada no dia 26 de junho, no Seminário.

O Seminário Internacional ‘Patrimônio em chamas: quem é o próximo?’ é organizado pelo Ibram, ICOM Brasil, ICCROM, em parceria com o British Council, Museu Nacional e o Iphan, e será realizado no Museu Histórico Nacional/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ).

O evento é voltado para gestores da área de patrimônio, agências nacionais de proteção contra incêndios, diretores de museus, profissionais de museus, educadores de museus e patrimônio etc. Mais informações: seminario@museus.gov.br

Confira a programação

Serviço:
Museu Histórico Nacional
Praça Mal. Âncora, s/n, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Museu Nacional
Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ

Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro – RJ

3 comentários para “Ibram promove seminário internacional sobre Gestão de Riscos de Incêndio para o Patrimônio Cultural

1. Gostaria de realizar a minha inscrição para o Seminário “Patrimônio em chamas: quem é o próximo?”.

Obrigada.

• Boa tarde, Maria! As inscrições para o evento foram encerradas, no entanto, o evento será transmitido nas redes sociais do Ibram. Agradecemos o contato!

2. Boa tarde!

Li todas as postagens, mas em nenhuma delas informa o horário do evento para que possa ser assistido on line.

Obrigada.