Semana Nacional de Museus

Acesse aqui as informações da 18ª Semana Nacional de Museus

A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Tema

A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana de Museus.

Objetivos

  • Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros;
  •  Aumentar o público visitante;
  •  Intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Resultados

  •  Participação dos museus: aumento médio de 25% ao ano desde a primeira edição*;
  •  Número de eventos cadastrados: aumento médio de 23% ao ano;
  •  Aumento de público: aumento de 103% do número de visitantes em relação à semana anterior ao evento**.

Impactos**

  •  Fortalecimento da imagem do museu;
  •  Aumento da visibilidade do museu;
  •  Maior envolvimento do museu com a comunidade;
  •  Aumento de público;
  •  Incentivo à realização de novas atividades culturais ao longo do ano;
  •  Motivação para propostas de novos projetos e atividades;
  •  Reforço da importância da instituição frente à administração pública e empresas locais;
  •  Integração com os demais museus do país;
  •  Dinamização da economia local.

Quadro evolutivo

Acesse os dados relativos a todas as edições da Semana Nacional de Museus: 2003-2019 (Quadro evolutivo)

*A 1ª Semana Nacional de Museus ocorreu em 2003, com 57 museus inscritos e 207 eventos. Em 2017, sua 15ª edição contou com a participação de 1.070 instituições e 3.079 eventos.
**Fonte: Pesquisa de impacto socioeconômico da Semana Nacional de Museus, disponível em ´Economia dos Museus´.

Pesquisa da SNM – Série Histórica

O trabalho, iniciativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde 2011, mede e avalia os resultados da semana, como a capacidade de mobilização do setor museal e o direcionamento dado pelo Ibram à execução dessa ação de promoção. A pesquisa, também, disponibiliza informações que podem ajudar municípios, estados e União a ajustarem as suas ações em prol do desenvolvimento e consolidação do setor museal. Acesse  a Série Histórica – Pesquisa da SNM.

Edições:

Tema: Museus em um mundo em transformações: novos desafios, novas inspirações
Período: 14 a 20 de maio de 2012
Número de museus participantes: 1.114
Número de atividades realizadas: 3.420
Guia da programação
Pesquisa sobre a 10ª Semana de Museus

Tema: Museus (memória + criatividade) = mudança social
Período: 13 a 19 de maio de 2013
Número de museus participantes: 1.252
Número de atividades realizadas: 3.911
Guia da programação
Pesquisa sobre a 11ª Semana de Museus

Tema: Museus – coleções criam conexões
Período: 12 a 18 de maio de 2014
Número de museus participantes: 1.337
Número de atividades realizadas: 4.268
Guia da programação
Pesquisa sobre a 12ª Semana de Museus

Tema: Museus para uma sociedade sustentável
Período: 18 a 24 de maio de 2015
Número de museus participantes: 1.378
Número de atividades realizadas: 4.570
Guia da programação
Pesquisa sobre a 13ª Semana de Museus

Tema: Museus e paisagens culturais
Período: 16 a 22 de maio de 2016
Número de instituições participantes: 1.236
Número de atividades realizadas: 4.570
Guia da programação
Pesquisa sobre a 14ª Semana de Museus

Tema: Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus
Período: 15 a 21 de maio de 2017
Número de instituições participantes: 1070
Número de atividades realizadas: 3079
Guia da programação

Tema: Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos
Período: 14 a 20 de maio de 2018
Número de instituições participantes: 1.113
Número de atividades realizadas: 3.240
Guia da Programação

Tema: Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições
Período: 13 a 19 de maio de 2019
Número de instituições participantes: 1.114
Número de atividades realizadas: 3.222
Guia da Programação