Museus & Público

Um museu sem seu público não está completo. Pode-se conhecer quem é esse público estudando vários aspectos de sua composição – se é principalmente de turistas, de moradores do entorno, de jovens, de escolares, de idosos; se é um pequeno número ou se é volumoso… Esses são apenas alguns de tantos outros envolvem a caracterização do público. Ter a instituição aberta à visitação – recebendo as pessoas e fazendo conhecidos os universos de seu acervo – é o aspecto mais importantes do projeto Museus & Público, que visa estudar justamente os fatores e características das relações existentes entre os museus e seu público. Somente recebendo os visitantes é que essa relação pode se estabelecer e, assim, ser estudada.

Essa troca e retroalimentação entre ambos, museus e público, se dá por vários e diversos vieses. Pensando nisso, em 2014, o Ibram lançou o Formulário de Visitação Anual (FVA), e em 2015, o Formulário de Visitação Mensal (FVM), ambos abordando um dos muitos caminhos a serem estudados – a CONTAGEM.

Como dissemos, esse é um dos aspectos abordados no projeto Museus & Público. Se você está interessado, quer contribuir com o desenvolvimento desses estudos ou ainda se quer saber quais outros fatores devem ser trabalhados, entre em contato conosco pelo email cpai@museus.gov.br. Teremos prazer em trocar opiniões, materiais, conceitos, ideias e tudo mais que nos leve a conhecer cada vez melhor esse eterno e bem vindo relacionamento entre os museus e o seu público.