Acervo em Rede

O programa
O Acervo em Rede tem o desafio de promover, por meio da internet, o acesso dos cidadãos aos bens culturais preservados nos museus de todo território nacional. Atualmente, no universo de mais de 3 mil museus brasileiros, apenas 10% das instituições possuem informações dos seus acervos em meio digital.

Diante desse panorama, o Projeto irá contribuir para a divulgação dos museus, a disseminação dos seus acervos e permitir que a população conheça a riqueza do nosso patrimônio cultural.

Ações em desenvolvimento
– Estudo e análise de normas e padrões nacionais e internacionais para a definição de metadados referente aos acervos museológico, arquivístico e bibliográfico que integram o Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados;
– Estudo de normas, padrões e protocolos internacionais para sistemas informatizados de gestão do patrimônio museológico.

Ações futuras
– Portal online para integrar os diversos museus de todo o território nacional e unificar o patrimônio museológico, a fim de permitir o intercâmbio de informações;
– Distribuição gratuita de sistema Informatizado de Gestão do Patrimônio Museológico;
– Estabelecimento de normas, padrões e procedimentos para a catalogação de tipologias dos acervos museológicos;
– Disponibilização de um instrumento digital de controle terminológico para estabelecer mecanismos de classificação e recuperação dos bens culturais.