Acervos Online

Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture é um projeto sem fins lucrativos desenvolvido pelo Instituto Cultural do Google. O projeto, que utiliza a tecnologia street view capturada em alta definição (ArtCamera), tem como objetivo divulgar os acervos culturais, obras de arte e documentos históricos que estão fisicamente em museus e instituições a fim de tornar as obras de arte acessíveis às pessoas do mundo inteiro.

Em parceria com a empresa Google, os Museus Ibram que se encontram no projeto são: Museu Histórico Nacional (MHN), Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), Museu Lasar Segall (MLS), Museu Imperial (MI) e Museus Castro Maya.

———-

Acervos Ibram – Tainacan

O Projeto Tainacan é fruto de uma iniciativa de políticas públicas para a difusão de acervos digitais. Um de seus produtos, a Plataforma de Catalogação e Difusão de Acervo Museológico, está sendo implementado pelo Ibram, em seus museus, em parceria com a Universidade Federal de Goiás. Essa Plataforma consiste no desenvolvimento de uma solução em WordPress, customizada para atender às necessidades de inventário e catalogação dos acervos museológicos, bem como a difusão dessas coleções na internet.

No âmbito dessa iniciativa, foram disponibilizadas online as coleções museológicas do Museu Histórico Nacional, Museu da Inconfidência, Museu Villa-Lobos, Museu de Arqueologia de Itaipu, Museu do Diamante, Museu do Ouro, Museu Regional Casa dos Ottoni, Museu Victor Meirelles, Museu das Missões, Museu Casa de Benjamin Constant, Museu das Bandeiras, Museu Casa da Princesa, Museu Regional de São João del-Rei e Museu de Arte Sacra da Boa Morte. Em continuidade, estão em processo de migração e padronização de dados os seguintes museus: Museu da República, Museu Lasar Segall, Museu da Abolição, Museu Casa da Princesa, Museu de Caeté, Museu Solar Monjardim. Ainda em 2020, serão inseridos os demais Museus Ibram.

Paralelamente, iniciou-se o desenvolvimento de uma ferramenta para a busca integrada das coleções da rede Acervos Ibram – Tainacan e de uma plataforma de catalogação e difusão de acervos museológicos para os museus brasileiros, com previsão de disponibilização em 2021.

———-

Série Conhecendo Museus

A obra audiovisual Conhecendo Museus apresenta, com detalhes, os principais museus do Brasil. O propósito é divulgar bens e valores culturais da humanidade a fim de democratizar o conhecimento gerado por essas instituições. Os museus, espalhados por todo o país, são retratados na sua integridade, com exposição detalhada dos acervos e histórias por trás das peças.

A série, que até o presente momento resultou em 4 temporadas e divulgou 150 museus brasileiros, é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), da TV Escola – Ministério da Educação (MEC), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Fundação José de Paiva Netto (FJPN).