Apresentação de violinos no Museu Nacional de Belas Artes (RJ)

Para comemorar a 5ª Primavera de Museus, o Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM e o projeto “Ação Social pela Música do Brasil” apresentam no dia 23 de setembro, sexta, às 15h, um inesquecível concerto de jovens violinistas do núcleo da comunidade Santa Marta(a primeira a receber uma unidade de polícia pacificadora) localizada em Botafogo, zona sul do Rio.

Os cerca 50 jovens, entre 6 e 17 anos, do Grupo de Cordas se apresentarão no auditório do MNBA com um diversificado repertório, incluindo Gonzaguinha, Elvis Presley, Tom Jobim, Roberto Carlos e Beethoven, entre diversos outros autores.

Dirigido pela violoncelista Fiorella Solares, o projeto de música clássica que integra jovens de várias comunidades, ensina não só a arte de tocar um instrumento de cordas, mas também, numa atividade complementar, oferece aulas de reparo, manutenção e construção de violinos, violas, violoncelos e contra-baixos. O objetivo do projeto é formar cidadãos.

O projeto “Ação Social pela Música do Brasil”, já existe há mais de 15 anos, mas foi em 2009 que ganhou seu primeiro núcleo carioca.

Programação:

- Seu Lobato tinha um sítio – Cantiga de Roda
- Freré Jacques – Tradicional Francesa
- Ciranda-cirandinha – Cantiga de Roda
- O cravo brigou com a rosa – Cantiga de Roda
- Canção de ninar – J. Brahms
- Asa Branca – Gonzaguinha
- Ode à Alegria – L. Beethoven
- Two Moods – Norman Ward
- As Cordas Conhecem os Mestres – Beethoven-Dvorak-Tchaikovsky/ Arr. Joseph Compello
- Carinhoso – Pixinguinha/Arr. Thiago Trajano
- Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos/ Arr. Maestro Leonardo Bruno
- Além do arco-irís – Harnold Arlen/Arr. Bob Cerulli
- Águas de Março – Tom Jobim/Arr. Maestro Leonardo Bruno
- Love me tender – Elvis Presley/Arr. Brenda Knetsch
- Minueto e trio – Mike Nelson
- Violino Espanhol – David Bruce
- Sinos da Ucrânia – Mykola Leontovich
- Temas do Filme Harry Potter – Jonh Williams/ Arr. Paul Cook

Serviço:

Apresentação do Concerto do Projeto Ação Social pela Música do Brasil – Núcleo Santa Marta:
Dia: 23/09/2011 – Sexta-feira
Horário: 15 horas
Local: Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) – Auditório Leandro Joaquim – 3º andar. Endereço: Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro. Tel.: 2219-8474.
Entrada franca.

Fonte: Ascom MNBA