UFPE e MinC lançam edital com foco em povos originários do Brasil

Dando seguimento aos esforços do Ministério da Cultura (MinC) para delinear uma política para acervos digitais da cultura, a Secretaria de Políticas Culturais (SPC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançam na quarta-feira (28), em Porto Alegre (RS), edital de pesquisa-ação com a temática “Povos Originários do Brasil”.

Com recursos de aproximadamente R$ 1,4 milhão, oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), o objetivo é incentivar e apoiar a coleta, recuperação, conservação e disponibilização para o acesso público de acervos de interesse científico e cultural de bens do patrimônio indígena brasileiro, permitindo assim maior acessibilidade à geração de conhecimento no âmbito da cultura dos povos originários do país – fundamental para a formação do país.

Poderão apresentar propostas pesquisadores vinculados a instituições de caráter científico ou tecnológico. Os projetos aprovados poderão receber recursos de até R$ 80 mil. O edital na íntegra estará disponível nas páginas da UFPE (www.ufpe.br) e MinC (www.cultura.gov.br) no dia 28 de outubro.

Programação

O encontro será aberto pelo Secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, e a representação de grupos indígenas de Porto Alegre.

Um panorama das iniciativas que o MinC tem realizado para os acervos digitais da cultura será o tema da apresentação de José Murilo Costa, coordenador-geral de Cultura Digital SPC/MinC.

O professor Marcos Galindo (UFPE), apresentará as linhas gerais do novo edital, e o professor  Dalton Martins, da Universidade Federal de Goías (UFG), a solução tecnológica em desenvolvimento em parceria com o MinC para disponibilizar os acervos em formato digital na rede – batizada de Tainacan. Ao final, haverá um bate-papo com o público presente.

A cerimônia de lançamento acontece, a partir das 9h30, no Auditório 2 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Campus Saúde: Rua Ramiro Barcelos, 2705 – Bairro Santana) e tem entrada franca.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail culturadigital@cultura.gov.br ou pelos telefones (61) 2024.2037 e (81) 2126.7726.

Texto: Divulgação SPC/MinC

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days