Três prêmios para arte contemporânea estão com inscrições abertas

Estão abertos três concursos voltados para artistas brasileiros e estrangeiros cujo foco de produção seja arte contemporânea.

Em sua 6ª edição, o Prêmio CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas (2016-2018) irá selecionar cinco artistas e um curador nesta edição: cada artista premiado receberá R$ 50 mil e o curador R$ 25 mil. Os trabalhos também irão circular em mostras itinerantes em algumas cidades do Brasil.

Exposição dos premiados da 5ª edição do Prêmio Marcantonio Villaça em SP (2015)

Exposição em SP dos premiados da 5ª edição do Prêmio Marcantonio Villaça (2015)

A premiação tem o objetivo de contribuir para a interação entre a atividade cultural e o desenvolvimento econômico do país, estimulando a atividade artística e a formação educacional.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 27 de fevereiro de 2017. O registro pode ser feito pela internet ou pelos Correios. Confira o regulamento do prêmio e saiba como participar.

Sul Global e Veneza
Já a Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo selecionam artistas do Sul Global e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para o 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.

Serão selecionados 50 artistas para participar de exposições, mostras de vídeo, atividades de programas públicos, ações educativas, entre outras atividades.

Podem ser apresentados trabalhos em qualquer linguagem artística. Os artistas e grupos concorrerão a duas premiações: três Prêmios de Aquisição, no valor de R$ 25 mil cada; e cinco Prêmios de Residência Artística. As inscrições, gratuitas e online, estão abertas até 17 de novembro.

Por fim, a Associação Cultural MoCA, em colaboração com o Estúdio Arte Laguna, promove a 11ª edição do Prêmio Internacional Arte Laguna, que visa a promoção e a valorização da arte contemporânea.

O concurso, com tema livre, está dividido em sete categorias. Além dos 125 artistas finalistas participarem de exposição, em março de 2017, em Veneza (Itália), há diversas premiações para os participantes: prêmios institucionais, colaborações empresariais, residências artísticas e publicação de catálogo.

As inscrições são pagas e seguem até 14 de dezembro. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: José Paulo Lacerda/Divulgação CNI
Última atualização: 10.11.2016

2 comentários para “Três prêmios para arte contemporânea estão com inscrições abertas

1. Olà! Estamos enviando esto mesangem para compartilhar com você as oportunidades do Prêmio Arte Laguna, um concurso internacional de arte e design baseado em Venezia. As inscrições estão abertas até o dia 27 de novembro de 2018.
    Gostaríamos de pedir sua colaboração para promover esta oportunidade através do seu site e / ou rede social. A exposição coletiva de 3 semanas, entrada gratuita, terá lugar na localização histórica do Arsenale em Veneza, em março de 2019. Para esta edição, há um prêmio total de 200.000 € e com apenas uma aplicação, os artistas podem entrar em vários prêmios. Por mais informações https://www.artelagunaprize.com/pt