Pesquisa Anual de Museus

A Pesquisa Anual de Museus (PAM) foi uma iniciativa pioneira do Cadastro Nacional de Museus (CNM), e teve a primeira aplicação em 2014. Contamos com a significativa participação de quase mil museus.

A PAM contribuiu para a atualização de informações na base de dados do CNM, possibilitou o monitoramento das políticas públicas de cultura como o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e o Plano Nacional de Cultura (PNC), bem como oportunizou o estabelecimento de indicadores.

Inicialmente pensada com periodicidade anual, teve sua segunda aplicação em 2015, com um esforço da equipe de repensar o instrumento de coleta na tentativa de consolidar a iniciativa, que não gerou o resultado almejado.

No intuito de aprimorar os mecanismos de coleta de informações e facilitar a participação dos museus, suspendemos sua aplicação enquanto trabalhamos no desenvolvimento de novas metodologias, mais adequadas ao cenário e tendências atuais. Pretendemos em breve lançar uma pesquisa que atenda a esse novo direcionamento.

Aqui você poderá acessar os procedimentos que foram adotados para a Pesquisa Anual de Museus 2014, conhecer os tipos de dados que foram coletados, as medidas de proteção e os parâmetros de utilização, além de outras informações.

 

Conheça também os resultados obtidos na PAM 2014, que são um marco histórico para geração de estudos sobre o campo museal brasileiro.

 

8 comentários para “Pesquisa Anual de Museus

  1. Sou Diretora de Cultura de São Lourenço -Sul de Minas embora tenhamos registro no IBRAM não temos nenhum Museu com lei autorizativa e local próprio.Toda a História de São lourenço se encontra na Casa da Cultura no prédio da Secretaria de Educação acondicionado em 3 salas,sendo uma de Exposições temáticas e permanentes e outra de pesquisa.Gostaria de informações para a legalidade do exposto.

  2. Este é o segundo ano, que o MEMORIAL MESA DE PEDRA (Museu, Biblioteca e Cineclube) participa da Semana Nacional de Museus,
    Por que não estamos cadastrados?

  3. Estamos em novo endereço. Segunda as sextas manhã e tarde, horário comercial.
    MUSEU MUNICIPAL PADRE GERALDO- Av.Tenete Almeida- próximo ao Fórum Municipal de Pedra Branca – Ceará. 63630-000
    Informações (88) 9 9950 9385

  4. Estamos em novo endereço. Segunda as sextas manhã e tarde, horário comercial.
    MUSEU MUNICIPAL PADRE GERALDO- Av.Tenente Almeida- próximo ao Fórum Municipal de Pedra Branca – Ceará. 63630-000
    Informações (88) 9 9950 9385

  5. Carlos Francisco da Silva, coordenador do Museu e Atelier Homero Massena, localizado Av.Beira Mar,275- telefone (27) 33884311-Prainha- Vila Velha/ ES.
    Coordenador da Casa da Memória de Vila Velha- ES- Localizada na Rua Luciano das Neves Nº 14- telefone (27)33884344.
    Ambos equipamentos funcionam de segunda sexta das 8 h às 17 h sábado, domingo e feriado das 8 h às 14 h.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days