Perguntas frequentes CNM

Como descubro se um museu está na base do Cadastro Nacional de Museus?
Acessando Museusbr, pode ser feita uma busca pelo nome do museu. Se o museu está na plataforma, aparecerá localizado no mapa. Clicando no mapa, aparecem as informações sobre a instituição.

Não encontrei o museu. Como faço para que o museu figure em Museusbr?
Se você é o responsável pela instituição, pode entrar no IDCultura, criar seu perfil e depois incluir seu museu na plataforma Museusbr. Se você não é o responsável pelo museu nem trabalha nele, pode entrar em contato conosco e nós fazemos a verificação necessária para incluí-lo em Museusbr.

Mesmo que o museu não apareça em Museusbr, é possível participar dos editais do Ibram?
Sim. A participação nos editais independe de constar em Museusbr. Mas recomendamos mapear o museu – todo o campo museal ganha com isso. E constar na plataforma, para alguns editais, pode representar pontuação extra.

O museu já participou da Primavera de Museus e/ou da Semana de Museus, mas não o vejo em Museusbr, por quê?
Para que o museu faça parte de Museusbr é necessário que o responsável por ele crie uma conta no IDCultura, só então poderá incluir a instituição na plataforma. Leia aqui as orientações. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a equipe do Cadastro no e-mail cnm@museus.gov.br.

Não sou diretor de museu, mas constatei um erro nas informações da instituição. O que devo fazer?
O erro encontrado deve ser reportado ao CNM pelo e-mail cnm@museus.gov.br. A equipe entrará em contato com o museu para verificar a informação e proceder às alterações necessárias.

Qual a diferença entre Cadastro Nacional de Museus e Sistema Brasileiro de Museus?
O Cadastro Nacional de Museus tem por objetivo contribuir com o diagnóstico do setor museológico e com o planejamento de ações e de políticas públicas de cultura, por meio da coleta, registro e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros. Por outro lado, o Sistema Brasileiro de Museus atua através de uma rede composta por diversos representantes do setor governamental e da sociedade civil ligados à área museológica, promovendo o debate participativo entre esses dois setores na formulação de diretrizes e ações para o campo.

7 comentários para “Perguntas frequentes CNM

    • Bom dia! Todos os museus brasileiros podem enviar informações para o Cadastro Nacional de Museus, ao menos para fins de mapeamento. Obrigado!

  1. Não sei onde consigo a informação sobre os Atelies de restauro no Brasil. Alguém poderia me informar, preciso dessa pesquisa.

    Obrigada

    • Cara Enedina, infelizmente não temos esta informação para lhe dar. Indicamos que procure a Associação Brasileira de Encadernação e Restauro ou a Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais – ambas possuem páginas na internet. Obrigado!

  2. Olá pessoal, nossa belíssima Sairé, interior de PE, ganhou esse presentão no fim do ano passado, nosso museu apesar do pouco tempo está um mimo, contamos com a ajuda de vocês…
    obg!!

  3. Olá boa noite, gostaria de saber como faco para cadastrar um museu de uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino. Este foi criado a partir de uma história de luta de um pioneiro no Distrito de Buritirana, Palmas TO, e hoje o prédio que abriga o museu é uma casa de adobe que funcionou até os anos 90 como a unica unidade pública desse distrito, com alguns pertences do primeiro professor da escola que funcionava como uma sala multiseriada. Aguardo um retorno.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days