Cadastro Nacional de Museus

O Cadastro Nacional de Museus já completou dez anos em operação e se constitui como uma fonte ampla de informações atualizadas sobre os museus do país. Objetiva produzir conhecimentos e informações sistematizadas sobre o campo museológico em toda a sua diversidade. Nesse período, foram mapeados mais de 3.500 museus em todo o território nacional.

Ferramenta fundamental para o alcance de importantes metas do Plano Nacional de Cultura, seus dados vêm sendo utilizados para o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao setor museal, constituindo-se como principal fonte de informação e auxílio à divulgação das instituições museológicas brasileiras em âmbito nacional e internacional, além de subsidiar pesquisas acadêmicas, publicações periódicas internacionais e organismos multilaterais relacionados ao setor, como é o caso do Programa Ibermuseus.

O CNM lançou publicações importantes como o Guia dos Museus Brasileiros e Museus em Números, sendo este o primeiro estudo estatístico sobre o tema em âmbito federativo. Além das publicações, dispõe para a sociedade sua base de dados, contendo informações recolhidas junto às instituições museais.

Este ano, o CNM adotou a ferramenta Mapas Culturais e os dados passaram a ser disponibilizados na plataforma Museusbr, que segue a lógica de incorporar ao serviço público transparência, uso de dados abertos, descentralização, colaboração e uso de software livre.

Museusbr conta com a colaboração da Rede Nacional de Identificação de Museus – ReNIM, que foi lançada em dezembro de 2015, juntamente com o novo SNIIC – Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.  Participam da Rede os órgãos responsáveis pelas políticas setoriais de museus em todos os âmbitos. A ReNIM atuará de forma integrada visando à democratização e transparência no processo de identificação de novas instituições para compor a plataforma Museusbr.

Como a plataforma é colaborativa, qualquer pessoa pode contribuir na tarefa de mapear as instituições de memória do país, os eventos promovidos, as ações culturais desenvolvidas nessa área e ainda ajudar a manter atualizadas as informações divulgadas, configurando um serviço de melhor qualidade para a sociedade brasileira.

Museusbr – quem pode fazer parte?

Todos os museus brasileiros, ou seja, toda e qualquer instituição que se enquadre no inciso IX, do capítulo I, do Decreto Nº 8.124, de 17 de outubro de 2013, que especifica:

IX – museu – instituição sem fins lucrativos, de natureza cultural, que conserva, investiga, comunica, interpreta e expõe, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de outra natureza cultural, abertos ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.


Perguntas Frequentes

Contatos CNM

23 comentários para “Cadastro Nacional de Museus

  1. Bom Dia,
    trabalho na Secretaria Municipal de Turismo, que é responsável pelo Museu da Cerveja.
    Estamos regulamentando o mesmo e gostaríamos de saber como funciona o cadastro de Museus?

  2. Caro Geyzon Dantas, gostaria de saber se já se encontra normalizado o sistema de cadastros de museus. Enviamos a documentação.Obrigado.

    • Boa tarde! Esta seção de comentários é administrada pela Assessoria de Comunicação do Ibram. Informações e questões específicas sobre o Cadastro Nacional de Museus devem ser enviadas diretamente para cnm@museus.gov.br. Obrigado!

  3. Gostaria de atualizar alguns dados do ecomuseu da Picada, qual o procedimento para fazer isso.
    Qual link. Visto que estamos restaurando o casarão e desejamos divulgar atraves do sistema.
    Parabens pela organização.
    Obrigada pela atenção

    Dulce

  4. Eu sempre digo, que o IBRAM é a certidão de nascimento dos nossos Museus e é a mãe de todos.

  5. Quantos museus existem no Brasil ?

    Podem ser os cadastrados no sistema e/ou os listados através de outras estatísticas.

    Fico no aguardo.

  6. olá pessoal,
    desde já agradecemos a responsabilidade e seriedade em prontamente responder nossas dúvidas.
    Na filtragem por município através da busca avançada não consegui identificar o nosso museu.
    Também gostaria de saber como podemos conseguir recursos financeiros para manutenção/promoção da nossa cultura local

  7. Faço parta da diretoria de um clube de pesca amadora , Pampano Esporte clube e recebemos sempre revistas, e informações do ibram,Temos um moseu,Esclarço que anova diretoria tem o desejo saber qual a cituação atual.
    grato
    wilson

  8. Museu Domingos Battistel tem certificado a adesão no Sistema Brasileiro de Museus e os seus princípio, finalidades organização de modos de funcionamento, nos ternos do Decreto n.5264, de 5 de novembro de 2004.
    O Museu está cadastrado no Sistema Estadual de museus pertencentes a 2ª Região Museológica do SEM/RS com o registro de n.2.30.
    Prédio de Madeira foi construído em 1914, guarda o acervo, está precisando de ajuda.

  9. Pretendo viajar pelas regiões: Sudeste, Centro Oeste e Norte visitando museus. Como faço para adquirir o CNM impresso e atualizado com as situações aberto/ fechado?
    Grato.

  10. Pretendo visitar esses museus porque gosto muito de história, vou viajar para São Paulo e vou em um deles.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days