Cadastro Nacional de Museus

Desde sua criação em 2006, o Cadastro Nacional de Museus – CNM mapeou mais de 3.700 instituições museológicas no país e publicou, baseado nas informações coletadas, duas publicações relevantes: Museus em Números e Guia dos Museus Brasileiros.

Assim, o CNM se tornou uma importante fonte de informações sobre os museus brasileiros e vem trabalhando no aprimoramento da coleta e divulgação de dados, consciente da necessidade de informações de qualidade para a formulação e o monitoramento de políticas públicas para o campo museal.

Desde 2015, com o intuito de promover maior transparência na gestão pública, garantir a contribuição da sociedade e acurar a qualidade dos dados, o Cadastro adotou a plataforma Museusbr.

Prosseguimos com o mapeamento e a atualização das informações dos museus de forma colaborativa e democrática, permitindo à sociedade participação direta na inclusão de informações e produção de conhecimentos no campo museal, trabalhando com dados abertos em software livre.

SOBRE MUSEUSBR

A plataforma Museusbr gera páginas eletrônicas para os museus, o que aumenta sua visibilidade, permitindo a divulgação de seus eventos e possibilitando ainda a interligação com agendas municipais, estaduais, regionais, temáticas etc.

Estando integrada a outros mapas culturais, a plataforma tem reduzido o risco de desatualização das informações, uma vez que estas são compartilhadas em outras plataformas como a do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC/MinC (http://sniic.cultura.gov.br/) e a do Registro dos Museus Ibero-americanos (http://www.rmiberoamericanos.org/) do Programa Ibermuseus (http://www.ibermuseus.org/).

Museusbr oferece mapas georreferenciados e diversas informações sobre os museus, permitindo extração de dados em formato de planilha, conforme os vários filtros oferecidos.

Nosso trabalho é feito com a colaboração da ReNIM, a Rede Nacional de Identificação de Museus, composta pelos órgãos responsáveis pelas políticas setoriais de museus em todos os âmbitos.

Como a plataforma é colaborativa, qualquer pessoa pode contribuir na tarefa de mapear as instituições de memória do país, os eventos promovidos, as ações culturais desenvolvidas nessa área e ainda ajudar a manter atualizadas as informações divulgadas, configurando um serviço de melhor qualidade para a sociedade brasileira.

Perguntas Frequentes

Contatos CNM

42 comentários para “Cadastro Nacional de Museus

  1. Bom Dia,
    trabalho na Secretaria Municipal de Turismo, que é responsável pelo Museu da Cerveja.
    Estamos regulamentando o mesmo e gostaríamos de saber como funciona o cadastro de Museus?

  2. Caro Geyzon Dantas, gostaria de saber se já se encontra normalizado o sistema de cadastros de museus. Enviamos a documentação.Obrigado.

    • Boa tarde! Esta seção de comentários é administrada pela Assessoria de Comunicação do Ibram. Informações e questões específicas sobre o Cadastro Nacional de Museus devem ser enviadas diretamente para cnm@museus.gov.br. Obrigado!

  3. Gostaria de atualizar alguns dados do ecomuseu da Picada, qual o procedimento para fazer isso.
    Qual link. Visto que estamos restaurando o casarão e desejamos divulgar atraves do sistema.
    Parabens pela organização.
    Obrigada pela atenção

    Dulce

  4. Eu sempre digo, que o IBRAM é a certidão de nascimento dos nossos Museus e é a mãe de todos.

  5. Quantos museus existem no Brasil ?

    Podem ser os cadastrados no sistema e/ou os listados através de outras estatísticas.

    Fico no aguardo.

  6. olá pessoal,
    desde já agradecemos a responsabilidade e seriedade em prontamente responder nossas dúvidas.
    Na filtragem por município através da busca avançada não consegui identificar o nosso museu.
    Também gostaria de saber como podemos conseguir recursos financeiros para manutenção/promoção da nossa cultura local

  7. Faço parta da diretoria de um clube de pesca amadora , Pampano Esporte clube e recebemos sempre revistas, e informações do ibram,Temos um moseu,Esclarço que anova diretoria tem o desejo saber qual a cituação atual.
    grato
    wilson

  8. Museu Domingos Battistel tem certificado a adesão no Sistema Brasileiro de Museus e os seus princípio, finalidades organização de modos de funcionamento, nos ternos do Decreto n.5264, de 5 de novembro de 2004.
    O Museu está cadastrado no Sistema Estadual de museus pertencentes a 2ª Região Museológica do SEM/RS com o registro de n.2.30.
    Prédio de Madeira foi construído em 1914, guarda o acervo, está precisando de ajuda.

  9. Olá,

    Preciso saber quais os museus brasileiros de artes plásticas (principalmente a pintura) que tem seu acervo já digitalizado e disponível ao público para consulta.

    Obrigado pela atenção

  10. Pretendo viajar pelas regiões: Sudeste, Centro Oeste e Norte visitando museus. Como faço para adquirir o CNM impresso e atualizado com as situações aberto/ fechado?
    Grato.

  11. Pretendo visitar esses museus porque gosto muito de história, vou viajar para São Paulo e vou em um deles.

  12. O Museu esta cadastrado o que precisa para receber o certificado de registro, e se necessário cadastrá-lo 2017.

    • Prezada, acessando a plataforma Museusbr (http://renim.museus.gov.br/), pode ser feita uma busca pelo nome do museu. Se o museu está na plataforma, aparecerá localizado no mapa. Clicando no mapa, aparecem as informações sobre a instituição.

  13. Boa noite,

    Gostaria de saber se a PAM de 2014 foi a última lançada ou se tem alguma mais recente..
    Desde já agradeço.

    • Boa tarde, Lorena! A Pesquisa Anual de Museus (PAM), que abrange dados extensos sobre o setor de museus no Brasil, está sendo reavaliada pelo Ibram. A última edição realmente foi a de 2014 e ainda não há previsão para uma nova edição. Obrigado!

  14. Bom dia Srs(as);
    Recebemos via postal um Aviso “Formulário de Visitação Anual” para o Museu Miguel Ferreira de Araujo. No mês de Março/Abril, fizemos um cadastro com os dados solicitados e transmitimos. Por estes caminhos, estamos buscando no site localizar tais informações e não estamos conseguindo. Solicito gentileza de V. Sas; nos informar como proceder para chegarmos a elas, se é que foram recebidas.Aguardamos orientações.
    Grato
    Dácio Monteiro – Colaborador

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days