Cenedom

O Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia (Cenedom) é uma unidade da Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal (CGSIM) do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Cenedom tem como atribuições promover e integrar estudos e pesquisas interdisciplinares voltados às políticas públicas museológicas; constituir coleções de fontes documentais e bibliográficas relevantes para a história da Museologia Brasileira; gerenciar a Política de Desenvolvimento de Coleções Bibliográficas do Ibram; realizar a preservação de todo o acervo do Cenedom bem como da memória técnica institucional do Instituto Brasileiro de Museus e auxiliar a pesquisa de projetos ligados à Museologia Brasileira.

O Centro abriga a Biblioteca Central, Biblioteca Depositária e o Arquivo Permanente do Ibram. E possui os seguintes espaços: sala de estudos, sala de pesquisas online e sala do pesquisador.

Missão
Promover estudos e pesquisas na área da Museologia, além de realizar o trabalho sistemático de coleta, aquisição e registro da memória museológica, presente em documentos, livros, teses, dissertações, artigos, matérias jornalísticas, registrados tanto em meio impresso como digital.

Biblioteca Central

Biblioteca Central

Acesso às dependências
Para acessar ou permanecer nas dependências do Ibram, todos deverão se dirigir às portarias principais do prédio para cadastro, portando documento oficial de identificação.

Horário de Funcionamento

Segunda: de 13h às 18h
Terça a sexta: de 9h às 18h

Localização
Instituto Brasileiro de Museus
Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia – Cenedom
SBN Quadra 2 Lote 8 Bloco N Edifício CNC III – Andar S1
CEP: 70040-020 Brasília-DF

Contatos
Telefone (61) 3521-4201
E-mail cenedom@museus.gov.br