Teve início na manhã de quarta-feira (26), o Seminário Internacional ‘Patrimônio em chamas: quem é o próximo? – Gestão de riscos de incêndio para o Patrimônio Cultural’, reunindo cerca de 500 participantes no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, para discutir sobre o uso de novas tecnologias de segurança contra incêndios em organizações de patrimônio e sobre o papel de gestores no estímulo de uma cultura de prevenção.

Na abertura do Seminário, o presidente do Ibram, Paulo Amaral, falou sobre a necessidade de se difundir os ensinamentos técnicos que serão produzidos no evento para além dos gestores e profissionais de museus e destacou a importância da manutenção preventiva dos prédios que abrigam o patrimônio cultural do país. “É necessário que as autoridades compreendam que o gasto com manutenção é infinitamente menor que o gasto que temos para reerguer aquilo que foi destruído, sem contar o prejuízo que a indisponibilidade de um equipamento cultural gera”.

2837bd04-2671-4adb-bcab-792d4d6be6d5Paulo Amaral comentou que o incêndio do Museu Nacional motivou o Ministério da Justiça e da Segurança Pública a priorizar a aplicação dos recursos do Fundo de Direitos Difusos (FDD) em obras de reparação de equipamentos voltados para o patrimônio cultural.

Em maio e junho deste ano, 29 projetos voltados para o setor cultural foram aprovados para receber recursos do FDD, entre eles cinco museus do Ibram receberão R$ 55.525.763,64 até o final de 2021. O presidente do Ibram concluiu dizendo esperar que o principal produto do Seminário seja que a cultura de proteção ao patrimônio cultural reverbere por toda a sociedade.

Primeiros socorros, recuperação, recomeços

Na palestra “Requisitos para recuperação de dados e gestão de coleções após incêndios”, Gabriel Bevilacqua destacou a importância do trabalho de documentação e citou ações preventivas para a salvaguarda das informações do acervo, tais como manter coleções e documentação em espaços físicos diferentes, inclusive os backups. “É preciso reiterar o que é trabalho obrigatório de um museu: inventário, conservação preventiva, catalogação e difusão da coleção. É inaceitável uma instituição de memória não ter um inventário sobre as suas coleções. Essa documentação é tão crucial quanto a coleção em si, até para fornecer à sociedade a informação sobre o acervo dessa instituição.” Ele ressaltou, ainda, a relevância da disponibilização dos acervos na internet não só como estratégia de difusão, mas também de preservação.

Carolina Ossa, Conservadora-Chefe do laboratório de Pintura do Centro Nacional de Conservação e Restauração do Chile falou sobre os Aspectos materiais e imateriais da recuperação e reabilitação pós-incêndios e detalhou o processo da restauração da imagem da Virgem de Carmen, patrona do Chile, que foi incendiada após um atentado em abril 2008. Carolina comentou que esse foi um caso emblemático para o Centro Nacional de Conservação e Restauração do Chile não só pelos danos causados à imagem pelo fogo, mas também pela sua importância simbólica para a população chilena.466e3473-93e4-44f0-843c-6cf861558cb8

Ao final da tarde, Marcio Ribeiro falou sobre seguro contra incêndio de bens patrimoniais, as diferenças entre seguros e resseguros, além dos principais aspectos que devem ser observados nas contratações desses serviços. Ribeiro reforçou a fala sobre a relevância do detalhamento da informação do acervo segurado.

Na quinta-feira (27) pela manhã, os participantes do Seminário se dividiram em visitas técnicas ao Museu da Imagem e do Som, Museu Naval, Museu Histórico Nacional, Centro Cultural do Banco do Brasil, Museu de Arte do Rio e Museu Nacional, retornando às 14h para os painéis ‘Atualização sobre o Museu Nacional’, ‘Lições aprendidas de incêndios anteriores’ e ‘Como construir uma cultura de mitigação de risco de incêndios em organizações de patrimônio?’.

** O Seminário Internacional ‘Patrimônio em chamas: quem é o próximo?’ foi transmitido online pelo do canal Museusbr no YouTube e pode ser assistido na íntegra através do endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ggTHaHmxAHc

2 comentários para “Seminário sobre Gestão de Riscos de Incêndio reúne cerca de 500 participantes no Rio de Janeiro

1. Prezados,

Preciso em caráter emergencial de uma declaração que ateste minha presença no Seminário, entre os dias 26 e 28 para fins de comprovação junto à Universidade Federal do Ceará.