Semana de Museus terá recorde de participação em 2015

A 13ª Semana de Museus, que acontece de 18 a 24 de maio com o tema “Museus para uma sociedade sustentável” contará com a participação de 1378 instituições. Seguindo uma tendência que se repete a cada edição, a temporada de eventos terá participação recorde de museus e outros centros culturais.

Ao todo, foram cadastrados 4.570 eventos. A edição deste ano contará com 609 cidades participantes, distribuídas pelas 27 unidades da federação. A região Sudeste, com 579 instituições inscritas, concentra o maior número de museus e centros culturais envolvidos, seguida pelas regiões Nordeste (322), Sul (307), Centro-Oeste (105) e Norte (65).

O tema da 13ª edição da Semana de Museus segue o mote do Dia Internacional dos Museus, definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). O tema deste ano lembra que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas. Confira texto sobre o tema.

Criado em 1977 pelo Icom, o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data. A edição 2014 da Semana de Museus, que teve como tema Museus: coleções criam conexões, contou com a participação de 1.337 instituições que inscreveram 4.268 eventos. Veja as pesquisas sobre as semanas dos anos anteriores aqui.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days