Saber Museu está com inscrições abertas para dois cursos

inscricoes saber museuO Programa Saber Museu está com inscrições abertas para os cursos Plano Museológico e Para Fazer uma Exposição. Desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), os cursos são ofertados com carga horária de 40 e 20 horas respectivamente, na modalidade de Educação a Distância (EaD).

Interessados podem fazer sua inscrição através da plataforma da Escola Virtual do Governo (EVG) e iniciar o curso imediatamente. Os cursos são gratuitos.

O curso Plano Museológico: Planejamento estratégico para museus foi desenvolvido para responder à necessidade de capacitar o campo museal para a elaboração e implementação do plano museológico, exigência legal imposta a todos os museus, instituída pela Lei nº 11.904/09 e pelo Decreto nº 8.124/2013.

O plano constitui uma ferramenta de planejamento estratégico orientado especificamente para os museus. Portanto, ele atende as especificidades das atividades que envolvem a sua gestão, oferecendo subsídios para a elaboração do plano, apresentando conceitos de planejamento, gestão, diagnóstico, objetivos, elaboração de programas e projetos. Mais informações.

Já o curso Para fazer uma exposição foi desenvolvido com foco na necessidade oferecer orientações básicas e alguns recursos teóricos e metodológicos de concepção, planejamento, execução e avaliação de exposições. Assim, aborda diferentes recursos expográficos, tais como suporte, forma, cor, som, iluminação, textura, imagem, texto e outras representações cenográficas.

Concebe a exposição como ferramenta de comunicação, engajamento comunitário, reconhecimento de identidades e valorização da diversidade. Nesse sentido, contribui para a reflexão sobre o papel das exposições, discursos e narrativas na construção de memórias. Mais informações.

Saber Museu

O Programa Saber Museu é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus voltada para a capacitação de profissionais que atuam na área museológica e áreas afins, visando a difusão do conhecimento e o aprimoramento da gestão do campo museal.

A partir da parceria com a Escola Virtual de Governo, da Escola Nacional de Administração Pública (EVG/ENAP), o Saber Museu disponibiliza em sua plataforma um vasto material instrucional em diferentes formatos tais como vídeos (aulas, animações, tutoriais), publicações, podcasts, apresentações, entre outros, que promoverão a capacitação à distância em temas que têm como base os programas do Plano Museológico e as principais políticas públicas e programas do setor museal. Saiba mais.

O próximo curso a ser oferecido pelo Saber Museu será sobre Acessibilidade e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 18 de janeiro.