Rubem Grilo ganha retrospectiva de quatro décadas de gravura no MNBA

Será inaugurada hoje (19), às 12h, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), a exposição Rubem Grilo – a trajetória do artista – aquisição de 500 obras – Prêmio de Artes Plásticas Marcoantonio Vilaça.

123 xilogravuras, de diferentes datas e formatos, serão exibidas na sala Clarival Valadares até 5 de maio. O conjunto representa um resumo da produção do artista, abrangendo 43 anos de atividade profissional (1971 a 2012).

Em 2011, Grilo recebeu o Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais – 2010 (Fundação Nacional de Artes – MinC).  A mostra se insere na etapa conclusiva do projeto premiado, cujo compromisso consiste na transferência de 500 obras para o Gabinete de Gravura do MNBA.

A aquisição atual, decorrente da premiação, soma-se à doação ao MNBA, feita anteriormente pelo artista, de aproximadamente 900 obras. Com este conjunto pode-se percorrer várias etapas de sua produção, permitindo uma visão ampla do percurso do artista.

Debate
Em paalelo à mostra, no dia 14 de abril,  às 15h, no auditório do museu, será realizado um debate  gratuito sobre A importância dos acervos públicos  e a obra de Rubem Grilo.

Mineiro de Pouso Alegre, MG, nascido em 1946, mas há muito radicado no Rio de Janeiro, Rubem Grilo realizou as primeiras xilogravuras em 1971. Ilustrou diversos jornais de 1973 a 1985, como Opinião, Movimento, Folhetim (Folha de São Paulo, Pasquim , Retrato do Brasil) entre outros. Criou as vinhetas do Segundo Caderno na reforma gráfica do jornal O Globo, em 1995. Atualmente, é colaborador semanal da Ilustrada (Folha de São Paulo). Saiba mais.

Texto: Divulgação MNBA

2 comentários para “Rubem Grilo ganha retrospectiva de quatro décadas de gravura no MNBA

1. Bom dia,
    sou Mario Silva, professor da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, do curso de Artes Visuais e ministro algumas disciplinas práticas entre elas a de Xilogravura e esta no curso de Artes em EaD, acabo de chegar de Santa Isabel do Rio Negro onde ministrei uma oficina de Xilo, bem, eu gostaria de entrar em contato com o artista Rubem Grilo, pois nas oficinas passo um vídeo dele e os alunos ficam impressionados com a técnica dele. Gostaria de entrar em contato com ele, mas não encontrei nem uma forma de fazê-lo.
    Se vocês pudessem me fazer este grande favor, de me mandar algum contato de Rubem Grilo ficaria imensamente agradecido.
    Sem mais,
    atenciosamente,
    Mario Silva.

• Caro Mario, infelizmente não temos o contato do artista Rubem Grillo. Contudo, você pode tentar obter alguma informação diretamente com o Museu Nacional de Belas Artes: mnba@museus.gov.br. Boa sorte!