Programa Pontos de Memória faz levantamento de inventários participativos

O Programa Pontos de Memória convida as redes territoriais e temáticas de memória e museologia social a fazerem um levantamento das iniciativas que tenham desenvolvido ou estejam em processos de realização de seus inventários participativos.

Considerados etapa fundamental para o desenvolvimento de Pontos de Memória, os inventários participativos são instrumentos de estímulo para que os próprios grupos e comunidades locais possam, em primeira pessoa, assumir a identificação, a seleção e o registro das referências culturais significativas para suas memórias e histórias sociais em seus processos de musealização.

A sistematização dos dados resultará em uma publicação que incluirá as experiências de destaque, além de servir como referência para a proposição de metas para as diretrizes prioritárias do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e como ferramenta de gestão de políticas culturais.

O levantamento subsidiará, ainda, o diálogo e a participação dos diversos atores nos processos de monitoramento e avaliação do Programa Pontos de Memória. Os formulários respondidos devem ser encaminhados até 10 de setembro de 2015 para inventarioparticipativo2015@gmail.com. Acesse o formulário e saiba mais sobre o Programa Pontos de Memória na página do Ibram.

Publicado em

Um comentário para “Programa Pontos de Memória faz levantamento de inventários participativos

  1. Parabéns pela iniciativa. Uma ação pela democratização da cultura – participação, inclusão, capilaridade -, e valorização da memória.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days