Programa Pontos de Memória faz levantamento de inventários participativos

O Programa Pontos de Memória convida as redes territoriais e temáticas de memória e museologia social a fazerem um levantamento das iniciativas que tenham desenvolvido ou estejam em processos de realização de seus inventários participativos.

Considerados etapa fundamental para o desenvolvimento de Pontos de Memória, os inventários participativos são instrumentos de estímulo para que os próprios grupos e comunidades locais possam, em primeira pessoa, assumir a identificação, a seleção e o registro das referências culturais significativas para suas memórias e histórias sociais em seus processos de musealização.

A sistematização dos dados resultará em uma publicação que incluirá as experiências de destaque, além de servir como referência para a proposição de metas para as diretrizes prioritárias do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e como ferramenta de gestão de políticas culturais.

O levantamento subsidiará, ainda, o diálogo e a participação dos diversos atores nos processos de monitoramento e avaliação do Programa Pontos de Memória. Os formulários respondidos devem ser encaminhados até 10 de setembro de 2015 para inventarioparticipativo2015@gmail.com. Acesse o formulário e saiba mais sobre o Programa Pontos de Memória na página do Ibram.

Um comentário para “Programa Pontos de Memória faz levantamento de inventários participativos

1. Parabéns pela iniciativa. Uma ação pela democratização da cultura – participação, inclusão, capilaridade -, e valorização da memória.