Programe-se: confira o funcionamento do Museu Imperial em 2015

O Museu Imperial, unidade do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em Petrópolis (RJ), divulgou seu calendário de funcionamento em 2015. O objetivo é facilitar o deslocamento e acesso de visitantes ao museu fluminense, especialmente durante feriados nacionais e feriados prolongados.

No período do Carnaval (entre os dias 14 e 17 de fevereiro), como de costume, o museu funciona das 10h às 16h30. Na Quarta-feira de Cinzas (18), o museu não abre.

Museu Imperial

Fachada do Museu Imperial em Petrópolis (RJ)

No mês de março, o museu abrirá no aniversário da cidade de Petrópolis (16 de março) com entrada gratuita. Já no dia 17, o museu fecha suas portas. No dia 29, aniversário do Museu Imperial, a programação será normal.

Feriado prolongado
Em abril, mês que conta com vários feriados em 2015, o Museu Imperial funciona na Sexta-Feira da Paixão (3), no  Domingo de Páscoa (5),  e nos dias 20, 21 (Tiradentes) e 23 (São Jorge). No dia 22 de abril o museu não funcionará.

No dia 1º de maio, em homenagem aos trabalhadores, o Museu Imperial mantém sua programação normal. Já no dia 13 de maio, o museu abre normalmente com entrada gratuita. Em junho, o museu mantém seus horários nos feriados do dia 4 (Corpus Christi) e 29 (Dia do Colono).

No dia 7 de setembro, feriado da Independência, o museu fica aberto, fechando no dia 8. No Dia Mundial do Turismo (27) a entrada será gratuita aos visitantes. Em outubro, o museu abre nos dias 12 ( feriado de Nossa Senhora de Aparecida) e 28 (Dia do Servidor Público).

No dia 2 de novembro (dia de Finados),  o museu abre, permanecendo fechado no dia 3.  Já no dia 5, Dia Nacional da Cultura, o Museu Imperial abre com entrada gratuita.  No dia 15 (Proclamação da República) e no dia 20 (Dia da Consciência Negra) o funcionamento será normal.

No mês de dezembro, o Museu Imperial estará aberto nos dias 24 e 31, das 11h às 14h, fechando apenas no dia 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2016. Visite a página do Museu Imperial para outras informações.

Texto: Divulgação Museu Imperial
Edição e foto: Ascom/Ibram

3 comentários para “Programe-se: confira o funcionamento do Museu Imperial em 2015

1. Adoro Museus, sempre que viajo para alguma cidade que tenha Museus eu sempre vou visitar, gosto muito de arte e cultura.

2. Sensacional este Museu, já tive a oportunidade de conhecer a algum tempo quando passei por Petrópolis, espero um dia poder voltar.