Programa Primeiro Museu apoia a criação de museus comunitários

O Museu da Família e o Instituto Cultural Ingá abriram inscrições para a etapa nacional do Programa Primeiro Museu. A iniciativa se destina a promover processos museológicos em pequenas comunidades visando à preservação da memória e do patrimônio cultural local.

O programa oferece apoio técnico e institucional à criação de museus comunitários (nas tipologias virtual e física) em 60 municípios brasileiros até 2015. As inscrições estão abertas até 15 de dezembro.

Podem participar entidades políticas e comunitárias (prefeituras, câmaras municipais, associações civis sem fins lucrativos), entidades filantrópicas, instituições de ensino, clubes esportivos, igrejas, cooperativas, dentre outras instituições, desde que comprovem vínculo com a comunidade a ser beneficiada.

Os museus comunitários poderão atender a todo o município, ou a localidades específicas, como distritos, regiões administrativas ou bairros.

Após a validação da inscrição, será elaborado Termo de Cooperação Técnica, bem como o selecionado deve efetuar pagamento no valor de R$ 6,3 mil. O investimento por parte do proponente será utilizado para custear despesas diversas relativas a customização do museu virtual, bem como para a contratação de profissionais responsáveis pela elaboração dos projetos técnicos.

Saiba mais sobre o regulamento da chamada pública e outras informações na página do Programa Primeiro Museu ou pelo telefone (44) 3025.1666.

Texto: Ascom/Ibram
Última atualização: 23.10.2014

8 comentários para “Programa Primeiro Museu apoia a criação de museus comunitários

1. Olá! Queromos manda uma proposta do Museu da comunidade de Piragiba (antigo semitério indígena, tem uma casa com vários artefatos, potes, cerâmicas etcc..) o municipio fica no interior da Bahia, Muquém de São Francisco. Onde fica formulários do edital?

2. OLA, QUEREMOS IMPLANTAR MUSEU DOS ACAROA (nação indigina do Estado do Piaui) que foi Extinta, precisamos construir um memoria, como procedemos?

3. Cidades de todo o País se inscrevem no Programa Primeiro Museu

De Arco Verde, no Pernambuco, a Viadutos, no Rio Grande do Sul, vários municípios de diversas regiões do Brasil já se inscreveram na Etapa Nacional do Programa Primeiro Museu, do Museu da Família (MF) em parceria com o Instituto Cultural Ingá (ICI). Até ontem, o processo de inscrição no programa pelo site http://www.primeiromuseu.org.br já havia sido realizado por 30 localidades (das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte), o que corresponde a metade das 60 vagas oferecidas em todo o País. As inscrições vão até 15 de dezembro.

Do total de inscritos, pelo menos 14 localidades estão com todas as documentações prontas e, por isso, terão projetos viabilizados e encaminhados ao Ministério da Cultura (MinC) ainda neste mês de novembro. De acordo com o diretor executivo do MF, Marcelo Seixas, isso significa dizer que, além dos museus virtuais a serem abertos dentro de 60 dias, o primeiro museu físico do município será uma realidade num prazo de até um ano e meio graças a recursos a serem captados pelo mecanismo de renúncia fiscal, por meio da Lei Rouanet.

Leia mais aqui: http://primeiromuseu.org.br/site/blog/museudafamilia-programa-primeiro-museu-etapa-nacional-lista-inscricoes