Primeiro Doutorado em Museologia da América Latina recebe inscrições até dia 24 de maio

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) recebem inscrições para a primeira turma de Doutorado em Museologia e Patrimônio da América Latina, dentro do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS). Os interessados vão concorrer às dez vagas disponíveis para a turma de 2011 e têm até o dia 24 de maio para se candidatarem. O edital está publicado no site do MAST e no da UNIRIO.As vagas são divididas entre as linhas de pesquisa “Museu e Museologia” e “Museologia, Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável”. O processo para seleção dos candidatos acontecerá em quatro etapas: análise de documentos e avaliação do projeto de pesquisa adequado à proposta do Programa de Pós-Graduação; provas de compreensão de texto em línguas estrangeiras; prova oral sobre o tema desenvolvido no projeto de pesquisa do candidato e sobre a bibliografia sugerida no edital; e pontuação do Currículo Vitae.As inscrições e todas as provas serão realizadas no prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, na Avenida Pasteur 458, Urca, Rio de Janeiro. Há a opção de efetuar a inscrição via Sedex (baixe a ficha de inscrição aqui), mas a data do carimbo de postagem não pode ser posterior a 19 de maio, dia do término das inscrições. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 22 de junho de 2011. 

Doutorado
O curso de Doutorado em Museologia e Patrimônio seguirá o modelo de sucesso do Mestrado, oferecido pela UNIRIO e MAST há quatro anos – período ao longo do qual já formou 30 mestres com a expectativa de graduar mais nove até fevereiro de 2011. As aulas ocorrerão em regime presencial, com atividades acadêmicas concentradas na UNIRIO e no MAST e, eventualmente em instituições que colaboram com o Programa de Pós-graduação em Museolgia e Patrimônio. Dos professores do PPG-PMUS, dez foram credenciados para ministrar aulas no Doutorado: Marcus Granato, Luiz Carlos Borges e Priscila Faulhaber do MAST, além de Tereza Scheiner, Nilson Alves de Moraes, José da Silva Dias, Diana Darjalla Correia Lima, Ivan Coelho de Sá, Deusana Maria da Costa Machado e Maria Amélia Gomes de Souza Reis, da UNIRIO.

Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio
O Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio é um programa acadêmico, de orientação teórica, destinado à formação de pesquisadores e docentes em nível universitário, no campo da Museologia e dos estudos patrimoniais. Autorizado pela Capes, na modalidade Mestrado, em março de 2006, teve o primeiro processo seletivo discente em maio do mesmo ano.
O PPG-PMUS volta-se para a análise das linhas de inserção da Museologia e do Patrimônio nas redes nacionais, regionais e mundiais de produção simbólica e cultural, especialmente na América Latina e no Caribe. Busca ainda desenvolver interfaces críticas com as políticas e diretrizes de ação educativa, cultural e de desenvolvimento – especialmente aquelas diretamente vinculadas ao seu campo de atuação.

O Programa apresenta uma área de concentração, Museologia e Patrimônio, dividida em duas linhas de pesquisa: “Museu de Museologia” e “Museologia, Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável”. A primeira aborda o museu como fenômeno e a Museologia como campo disciplinar, em suas relações com os diferentes campos do saber. A segunda linha volta-se ao conceito polissêmico de patrimônio, abrangendo desde o conjunto de elementos que cada indivíduo entende como pertencente a sua esfera pessoal, até o conjunto de recursos vinculados às relações que cada sociedade estabelece com o meio natural e/ou com sua produção cultural.

O PPG-PMUS também edita um periódico eletrônico semestral que tem como objetivo disseminar a produção científica e acadêmica, recebendo contribuições não apenas de artigos científicos, como também de resenhas, relatos e revisões, resumos de teses e dissertações, além de republicar textos e documentos clássicos ou raros da área. A Revista Museologia e Patrimônio assegura sua representatividade em seu campo de atuação ao publicar trabalhos de autores de todo o Brasil e de diversos países, com temas abrangendo questões de teoria museológica, musealização de espaços históricos, patrimônio cultural em seus vários desdobramentos e seus impactos urbanos.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days