Primavera 2014: confira destaques da programação dos museus Ibram

Os museus que integram o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) têm ampla programação durante a 8ª Primavera dos Museus – que acontece em todo o país de 22 a 28 de setembro com o tema Museus Criativos. Confira alguns destaques da programação, visite as páginas dos museus na internet (basta clicar no nome) e acesse o guia completo para mais detalhes. As programações são de responsabilidade exclusiva dos museus.

Minas Gerais (MG)
O Museu do Diamante, em Diamantina, realiza, a partir do dia 23, um curso de teatro e faz distribuição de Caderno de Plantas medicinais, livreto ilustrado em cores que ajuda a identificar as plantas do cerrado, além da performance de Calebe Silva no dia 27.

Museu do Diamante (MG)

Museu do Diamante (MG)

O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, concentra-se em ações de sustentabilidade ambiental, com oficina de reciclagem e formação de multiplicadores para reciclagem criativa de resíduos sólidos, além de oferecer o workshop Arte, história e educação: diálogos e possibilidades no contexto escolar no dia 27 de setembro.

O Museu do Ouro, em Sabará, tem apresentação de música com temática barroca, que acontece no dia 24, às 20h. O Museu Regional Casa dos Ottoni, no Serro, desenvolve projeto com idosos, tendo como foco o resgate memorial e afetivo de canções e histórias. Outras informações  pelos telefones (38) 3541.1440 ou (31) 9902.4609.

Já o Museu Regional de São João del-Rei realiza o projeto O museu recebe sua família – visita guiada e noturna ao museu envolvendo as famílias de funcionários e colaboradores da instituição.

Rio de Janeiro (RJ)
O Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio, mesmo fechado para obras, desenvolve ação em escolas públicas, como contação de histórias e distribuição de jogos educativos. Outras informações pelo telefone (22) 2643.6898.

Em Petrópolis, o Museu Imperial realiza Curso de Atualização para Guias em parceria com o Curso de Turismo do Cefet. Já no Palácio Rio Negro, no dia 26, acontece a palestra Educação como Instrumento de Cidadania. Outras informações pelo telefones (24) 2246.2378/2423.

Em Vassouras, o Museu Casa da Hera realiza, entre outras atividades, o Clube do Postal – projeto educativo que visa resgatar o hoje antigo hábito de envio de cartões postais.

Museu de Arqueologia de Itaipu (RJ)

Museu de Arqueologia de Itaipu (RJ)

O Museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói, abre, dia 24, a mostra fotográfica Itaipu: Imagens e Histórias, com fotos dos anos 60, 70 e 80 registradas pelo fotógrafo Ruy Lopes. No mesmo dia acontece ainda a inauguração da biblioteca do museu e apresentação teatral. Outras informações pelos telefones (21) 3701.2966/2994.

Na cidade do Rio, no bairro de Santa Teresa, o Museu da Chácara do Céu realiza, no dia 25, uma palestra retrospectiva sobre pesquisas sobre o trabalho educativo nos Museus Castro Maya. No mesmo bairro, o Museu Casa de Benjamin Constant realiza a 24ª edição do Arte de Portas Abertas em seu jardim, com exposição de quatro artistas visuais.

O Museu da República, no Catete, traz a exposição Conexões: lá dentro lá fora, com foco no tema desta edição, Museus Criativos. Já o Museu Histórico Nacional realiza, nos dias 17 e 18, oficinas de Trocas de Sonhos, onde o público poderá deixar seus sonhos e pegar um sonho para sua coleção.

O Museu Nacional de Belas Artes abre a exposição Museu invisível, sobre uma faceta menos conhecida do escritor Ariano Suassuna, falecido em julho: a tapeçaria “A onça do divino”. Já o Museu Villa-Lobos, em Botafogo, realiza, no dia 22, ações educativas como a oficina de musicalização Brincantando e um concerto didático com repertório baseado no cancioneiro infantil de Villa-Lobos.

Goiás (GO)
Na histórica Goiás, o Museu de Arte Sacra da Boa Morte propõe a oficina Veiga Valle em Quadrinhos, resgatando na linguagem das histórias em quadrinhos um dos artistas mais relevantes da cidade. Em Pilar de Goiás, o Museu Casa da Princesa abre, dia 26, uma exposição com registros fotográficos da história cidade, por meio da comparação de fotografias antigas e novas em posse dos moradores locais. Outras informações pelos telefones (62) 3339.3120 e 3371.1087.

Outros estados

No dia 21, das 14h às 16h, o Museu Solar Monjardim, em Vitória (ES), realiza a ação educativa Pinte Vitória no Museu Solar Monjardim, cujo foco está na educação patrimonial. Outras informações pelo telefone (27) 3223.6609.

Museu da Abolição (PE)

Museu da Abolição (PE)

No Recife (PE), o Museu da Abolição, na Madalena, realiza oficinas de arte e abre a exposição Cicatrizes, de Braz Marinho, no dia 25.

Em Alcântara (MA), o Museu Casa Histórica de Alcântara realiza ações educativas: Baú do Conhecimento na Brinquedoteca, teatro de fantoches e jogos educativos. O Museu Victor Meirelles, em Florianópolis (SC), leva uma série de nove oficinas de arte para escola pública da cidade entre os dias 23 e 25.

Texto e fotos: Ascom/Ibram

Publicado em

2 comentários para “Primavera 2014: confira destaques da programação dos museus Ibram

  1. Bom dia!!

    Não entendi porque deram tanto destaque às ações dos Museus do Rio de Janeiro e não deixaram espaço para as programações de outros Museus/Cidades…

    • Cara Valquíria, a matéria trata dos museus ligados ao Ibram apenas, que tem várias unidades no Rio. Todas as demais atividades estiveram disponíveis no guia online. Obrigado!

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days