5ª Primavera de Museus é lançada na Câmara dos Deputados

Deputada Marina Santanna, proponente do lançamento da 5ª Primavera na Câmara.

A 5ª Primavera de Museus: Mulheres, Museus e Memórias foi lançada nesta quarta-feira (14), na Câmara dos Deputados. O evento aconteceu no Salão Nobre da Casa e contou com a presença das deputadas Marina Santanna (PT-GO), Janete Rocha Pietá (PT-SP), Elcione Barbalho (PMDB-PA) e Dra. Elaine Abissamra (PSB-SP) e da presidente substituta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Eneida Braga Rocha.

A Deputada Marina Santanna, idealizadora do evento, ressaltou a atuação do Ibram na área museal e a preocupação do Instituto com temas atuais. Para ela, a mulher tem um papel fundamental na sociedade e deve ser valorizada. Novata na casa, Santanna afirmou que mesmo estando em pequeno número (menos de 9%), a bancada feminina é bastante atuante e tem entrado em espaços de poder antes destinados aos homens. A Procurada Especial da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada Elcione Barbalho, reforçou que o espaço está sempre aberto para discutir as questões do gênero e que não há nada mais atual que o tema mulher.

As deputadas parabenizaram o Ibram pela iniciativa e desejaram sucesso às instituições durante a Primavera de Museus, que acontece entre os dias 19 e 25 de setembro, em mais de 500 instituições de 310 cidades brasileiras. A Deputada Janete Rocha Pietá, coordenadora da bancada feminina, lembrou que a primavera é a estação do ano mais feminina, quando as árvores florescem e as ruas ficam ainda mais alegres e coloridas. Para ela, a partir do tema da Primavera de Museus, devemos não só lembrar a história e o papel da mulher nos museus, mas reafirmar o que queremos para o futuro das mulheres.

Eneida Rocha, presidente substituta do Instituto Brasileiro de Museus, lembrou de mulheres como Cora Coralina e Eufrásia Teixeira Leite, que, cada uma a sua maneira, são mulheres à frente de seu tempo. Eneida ressaltou também que está em andamento a criação do Museu Nacional da Mulher Brasileira, projeto fruto da parceria do Ministério da Cultura com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e que tem como objetivo valorizar a trajetória feminina na arte.

Cantora Myrlla Muniz encerrou o evento. Foto: Saulo Cruz (Sefot)

A cerimônia terminou com show musical com os artistas Myrlla Muniz (voz), Ocelo Mendonça Ferreira (violoncelo) e João Marinho de Mesquita Junior (violão).