Presidente do Ibram participa de cerimônia pelos 300 anos de Serro (MG)

Museu Regional Casa dos Ottoni

As cidades de Serro e Caeté, em Minas Gerais (MG), completam amanhã (29), 300 anos de criação. Importantes centros irradiadores da cultura e história mineiras, os municípios contam com dois emblemáticos museus da rede Ibram: o Museu Regional Casa dos Ottoni, no Serro, e o Museu Regional de Caeté.

Cidadão honorário de Serro, o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, participa neste dia 29 do encerramento das celebrações pelo 300 anos de Vila do Príncipe – fundada em 1714 em homenagem ao futuro rei D. José I, filho de D. João V.

Às 9h, acontece a entrega da comenda 300 anos de Vila do Príncipe pelo atual prefeito da cidade a 18 ex-prefeitos, e às 10h, no adro da Igreja do Carmo, será feita a abertura da urna com a memória da campanha de mobilização pela preservação do patrimônio de Serro. Angelo Oswaldo fará o discurso final como orador da cerimônia.

Museu Regional de Caeté (MG)

Museu Regional de Caeté

História
Serro foi a primeira cidade inscrita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) na lista do patrimônio histórico brasileiro, em 1938.

Um de seus principais atrativos, o Museu Casa dos Ottoni foi criado em 1949 e ocupa uma construção do século XVIII. Seu acervo é formado principalmente por imagens de arte católica, e o museu começa a ser restaurado e revitalizado dentro do PAC das Cidades Históricas. Saiba mais.

Criada na mesma data como “Vila do Ouro”, a cidade de Caeté, que reúne igrejas barrocas com peças atribuídas a Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738–1814), também já está em festa pelos seus 300 anos. A cidade é a sede do Museu Regional de Caeté, instalado em uma casa construída em fins do século XVIII.

O museu guarda um acervo composto por mobiliário e objetos de época, além de peças de arte popular e de arte sacra de cunho popular. Também atua na preservação da riqueza cultural, dos saberes e fazeres do povo de Caeté e seus distritos, promovendo cursos e oficinas sobre técnicas artesanais tradicionais na região.

Texto: Ascom/Ibram
Fotos: Divulgação Ibram

Um comentário para “Presidente do Ibram participa de cerimônia pelos 300 anos de Serro (MG)

1. Serro, 300 anos de historia e de muito saudosismo, nasci nesta terra querida, estudei no antigo Grupo Escolar DR. João Pinheiro na casa velha da Rua Dr. Simão muita saudades eu tenho de minha terra querida moro aqui em Belo Horizonte mas jamais esqueço de tudo que passei nesta terra. Num alto azul espinhaço cheio de ouro e cristais, qual aguia fitando espaço Serro de Minas Gerais, parabens Serro. e todos os Serranos, e a minha querida professora Dona Ligia Pinto.