Presidente do Ibram ministra palestra sobre Cultura e Expressão Artística

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC), José do Nascimento Junior, participou do I Fórum Municipal de Desenvolvimento de Colombo (PR), na última sexta feira, dia 19 de agosto. O evento contou com palestras do ministro das Comunicações Paulo Bernardo, e do diretor de Desenvolvimento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), professor Francisco A. Costa.

Em sua palestra, “Cultura e Expressão Artística” José Nascimento discorreu sobre a importância da memória nas políticas culturais, a expansão do campo museológico brasileiro, a cidade como expressão simbólica coletiva, o entendimento da cultura como fator de desenvolvimento econômico, e ressaltou a influência da Convenção da UNESCO sobre Promoção e Proteção da Diversidade das Expressões Culturais no Plano Nacional de Cultura.

A Convenção, aprovada em 2006, favorece a reafirmação do direito soberano dos Estados de implementarem políticas culturais necessárias à proteção e promoção de suas expressões culturais e a necessidade de se estabelecer medidas de proteção às expressões culturais vulneráveis e ameaçadas.