Plataforma Saber Museu é ferramenta para curso em Santa Catarina

Foto: Márcio Henrique Martins / Assessoria de Comunicação FCC

Foto: Márcio Henrique Martins / Assessoria de Comunicação FCC

O espaço virtual do programa Saber Museu, do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, será usado pela primeira vez, de maneira experimental, no curso “Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira”, realizado pela Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina em parceria com o Ibram, Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB/UDESC).

O curso, que teve início no dia 17 deste mês, destina-se a 30 profissionais que estão atuando em instituições museológicas, em Pontos de Memória, Pontos de Cultura e, ainda, a pesquisadores e acadêmicos que atuem na área do Patrimônio Cultural, todos do estado de Santa Catarina. Com duração de quatro meses, os encontros presenciais ocorrerão mensalmente em Florianópolis e as atividades complementares à distância serão desenvolvidas com os participantes ao longo de todo o curso, no espaço virtual Saber Museus/Ibram.

Para a Técnica em Assuntos Educacionais do Ibram, Mônica Padilha, que participou do encontro inaugural, “o grupo bastante diverso demonstra um objetivo comum de valorizar a memória das pessoas negras no estado, muitas vezes inviabilizadas tanto nas políticas públicas quanto em uma cultura de exaltar apenas o patrimônio da imigração europeia”.

Saber Museu

O Instituto Brasileiro de Museus iniciou a reformulação do seu programa de formação, capacitação e qualificação. O Saber Museu está em fase de construção e tem como proposta integrar os diferentes esforços de formação já empreendidos pelo Instituto. Para tanto, foi desenvolvido um ambiente virtual de aprendizagem – Moodle, com o propósito de expandir o acesso aos conteúdos instrucionais que serão produzidos e disponibilizados pelo Ibram, para além da oferta direta e pontual de oficinas presenciais, que deverão ser retomadas e redesenhadas nesse novo projeto.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days