Plano Nacional Setorial de Museus será apresentado na Câmara dos Deputados

O Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) será apresentado à Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em audiência pública nesta terça-feira, dia 10/5. A apresentação começa às 14h no Anexo II, Plenário 11. O presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, mostrará os principais pontos do plano, que orienta a agenda política do setor museal para os próximos 10 anos. O convite para ir à Câmara foi resultado de requerimento do deputado Ângelo Vanhoni, em abril.

O documento é fruto de ampla discussão, de forma compartilhada, entre profissionais do campo museal e teve suas diretrizes elaboradas e aprovadas na 4ª edição do Fórum Nacional de Museus, em 2010. Antes disso, foram realizadas plenárias estaduais que mobilizaram representantes da área museológica, da sociedade civil e do poder público.

Segundo Nascimento, o PNSM torna-se especialmente estratégico no atual cenário da cultura brasileira, em que os museus vêm ganhando importância na vida cultural e social, sendo reconhecidos como agentes de transformação da sociedade e espaços de encontro e diálogo entre os mais diversos grupos sociais.

Veja os principais pontos abordados pelo PNSM:

• financiamento e economia dos museus;
  • pesquisa e inovação;
  • formação e capacitação;
  • educação e ação social;
  • modernização e segurança;
  • acessibilidade e sustentabilidade ambiental;
  • preservação, aquisição e democratização de acervos;
  • comunicação e exposições;
  • produção simbólica, diversidade e cidadania;
  • gestão museal e institucionalidade da cultura;