Perguntas frequentes sobre estágio e concurso

Como faço para trabalhar no Ibram?
Por ser um órgão público, o quadro do Ibram é formado por servidores públicos efetivos. Para ingressar no órgão é necessário prestar concurso público.

O Ibram possui programa de estágio?
O Ibram possui um amplo e diversificado programa de estágios devido a variedade de suas atividades. As áreas contempladas são: História, Administração de Empresas, Museologia, Direito, Economia, Arquitetura, Estatística, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Informática, Pedagogia, Biblioteconomia, Design etc. Para participar de processos seletivos, o estudante deve entrar em contato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de sua cidade.

O Ibram há previsão para novos concursos públicos?
O último concurso que selecionou servidores para trabalharem no Ibram aconteceu em 2010 e foi publicada no Diário Oficial da União, de 22 de março de 2012, a Portaria de prorrogação deste concurso.  No momento não há previsão para novos concursos.

Qual é a minha classificação no concurso público de 2010?
As informações referentes ao concurso público de 2010, bem como as portarias e documentos oficiais estão disponíveis no site do Ibram. Veja aqui.

38 comentários para “Perguntas frequentes sobre estágio e concurso

• Cara Érica, ainda não há previsão para novo concurso. Acompanhe as últimas notícias em nossa página na internet. Obrigado!

1. Prezados Senhores

Gostaria de saber como posso me candidatar a uma vaga de estágio, estou cursando o 4º período de História (licenciatura), já pensando em fazer também o bacharelado, sou verdadeiramente apaixonada por museus.
    Fico no aguardo de uma resposta.

Valeria Barroso da Silva

2. Estou cursando Teoria, Crítica e História da Arte na UnB e gostaria de saber se há vaga para estágio. Desde já agradeço.

• Agradecemos o contato, Carla! Acompanhe pela página do CIEE as oportunidades de estágio aqui no Ibram em Brasília.

3. Prezados,

Soube,através de um colega,que o Ibram iria promover um concurso para seleção de Brigadistas.
    Esta informação procede?Se sim,poderiam me informar quando será aberto o edital..

Desde já agradeço.

• Cara Ana Paula, talvez você esteja falando do Instituto Brasília Ambiental ou Instituto Brasileiro de Mineração – que também são Ibram. Por aqui não temos esta informação. Boa sorte!

• Cara Ana, nossa sede está em Brasília e ainda não há previsões para novas representações do instituto – atualmente apenas no RJ e MG. Agradecemos o interesse!

4. Estou cursando pós-graduação em museografia e patrimônio cultural, vai abrir concurso para museólogo, no ano de 2014.
    Luis Eduardo

• Caro Luis, ainda não há data para um próximo concurso. Acompanhe nossos canais de comunicação para saber sobre as oportunidades de trabalho no Ibram: obrigado!

5. Prezados,

Eu gostaria de saber quando será o vencimento deste concurso, pois, não consegui encontrar/abrir a Portaria autorizando a prorrogação deste certame. No link disponível diz que é inexistente/não encontrado. Quero me preparar com antecedência para este concurso pois a área de atuação desta autarquia é muito interessante.

Desde já agradeço.

Leonardo Belmont.

• Caro Leonardo, o concurso 2010 foi prorrogado em 2012 e está válido até o próximo mês (junho 2014). Ainda não há data para um próximo concurso. Pedimos desculpas pelo problema com o link: vamos resolver! Acompanhe nossos canais de comunicação para saber sobre as oportunidades de trabalho no Ibram: obrigado!

6. Soube que o órgão aguarda aval para realizar um novo concurso. Há possibilidade de vagas para Salvador/ Bahia?

• Cara Adriana, não existe museu ou escritório do Ibram na Bahia. Acompanhe pelo nosso portal as futuras informações sobre o próximo concurso: obrigado!

7. Prezados!
    Sou empregado público federal, e gostaria de saber se há possibilidades de eu ser cedido para trabalhar no IBRAM.
    Grato pela informação

8. Estive em uma Biblioteca publica e li um livro sobre Museus e Turismo
    Instituto Brasileiro de Museus
    muito bom o material vocês tem o livro Disponível ou em pdf… Grato… Marcelo Nicolau…

• Caro Marcelo, a edição revisada Museus e Turismo estará disponível em breve aqui na nossa página: acompanhe!

9. Gostaria de participar em trabalhos voluntários envolvendo a àrea de restauração e principalmente paleontologia; pois sou da àrea artística ( ilustração científica ). Não tenho curso superior, mas além do
    ensino médio ,possuo trabalhos premiados na àrea de ilustração e curso técnico de arquitetura.

• Bom dia! O concurso de 2010 para o Ibram/MinC foi organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).

• Prezada, o Ibram fez solicitação ao Ministério do Planejamento para um novo concurso em 2016, mas ainda não obteve resposta.

10. Olá
    Boa Tarde !
    eu gostaria de sabe quando vocês vão chamar as pessoas que foi selecionado seletivo entrevista estagio do ciee? Porque estou participando seletivo órgão IBRAM MUSEU BRASILIA quando vocês, vão entrar contato com as pessoa vão participar seletivo estagio? Qual é numero órgão para eu podem ligar para eu agendar minha entrevista ou é vocês que agenda entrevista.

11. Como proceder para obter uma vaga de Terceirizado no cargo de Auxiliar Administrativo no órgão?

12. Olá. Vi que o IBRAM abriu seleção, em março de 2017, para consultor com foco em preservação. Minha formação é em Química aplicada em conservação de patrimônio (nível doutorado) e gostaria de saber se a seleção em questão ocorre apenas por concurso público ou se é possível ainda enviar currículo para eventual oportunidade. Desde já muito obrigada.