Passaporte de Museus 2018 já está sendo distribuído no Rio

O Passaporte de Museus 2018 – ação que vai oferecer, até o fim deste ano, acesso gratuito a mais de 70 museus e centros culturais do Rio de Janeiro – já está sendo aceito e distribuído em diversos museus locais. Será oferecido um exemplar gratuito por pessoa, que  deve ser retirado pessoalmente em algum dos pontos de distribuição e garante uma visita gratuita a cada museu participante em dias da semana que podem ser consultados no próprio passaporte.

Serão distribuídos 300 mil exemplares do Passaporte de Museus

Em 2018, serão distribuídos 300 mil exemplares do Passaporte de Museus.

Homenageado nesta edição pela celebração de seus 200 anos, o Museu Nacional, no bairro de São Cristóvão, distribui os passaportes às quintas e sábados, das 10h às 16h.

Três museus da rede Ibram no Rio também já distribuem o Passaporte de Museus em horários específicos: o Museu Nacional de Belas Artes (terça a domingo, das 10h às 18h), o Museu da República (quarta a sábado, das 10 às 18h) e o Museu Imperial (terça a domingo, das 10h às 17h).

Museu de Arte do Rio (terças e sábados, das 9h às 17h), o Museu Aeroespacial (terças e quintas, das 9h às 16h) e o Sítio Roberto Burle Marx (segunda a sexta, das 8h às 16h) também já realizam a distribuição.

Promovido pelo Ibram desde 2015, o Passaporte de Museus conta com as parcerias das secretarias de Estado da Cultura e do Município do Rio de Janeiro. No total, serão distribuídos gratuitamente 300 mil exemplares. Confira a lista de instituições participantes e algumas perguntas frequentes sobre a ação.

Atualizada em 18/06/2018
Foto: Guilherme Mangas

Publicado em

62 comentários para “Passaporte de Museus 2018 já está sendo distribuído no Rio

  1. Obrigada pela oportunidade. Tenho 90 anos. Adoro cultura. Os primeiro passeios com minhas filhas pequenas foram visitas aos museus.

    • Prezada Lindinalva, ficamos muito felizes que o Passaporte de Museus 2018 tenha colaborado no seu acesso, e de toda a família, aos museus do Rio de Janeiro. Um grande abraço e bons passeios!

  2. bom dia.. vi essa postagem e fiquei muito interessada. Mas moro na região dos lagos e não tenho como ir ao Rio para buscar. Teria algum local para a região dos lagos onde posso adquirir ou poderia me enviar por correspondencia? Eu e minha família temos o habito de fazer passeios culturais, como visitar nossos museus do Rio de Janeiro e de outros estados também. Sou professora. Aguardo por resposta. Atenciosamente Luciene.

    • Prezada Luciene, no momento os passaportes estão sendo distribuídos apenas presencialmente nos dois museus citados (Museu Nacional e MAR). Mas recomendamos entrar em contato com as duas instituições para avaliar se há outras possibilidades de entrega.

      • Ia fazer o mesmo comentário que a Luciene. Gostaríamos muito de conseguir esse passaporte no interior!!! Na Região dos Lagos temos um museu do IBRAM em Cabo Frio (MART) que tem um ótimo relacionamento com a comunidade. Seria o local mais adequado para distribuição dos passaportes na região. Precisamos disseminar cada vez mais o acesso aos espaços museológicos! Quem é do interior também deseja essa oportunidade!!! Torço pra que consigam viabilizar!

    • Olá Jaddy,
      O Passaporte de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com as Secretarias de Estado e do Município do Rio de Janeiro.

      Em São Paulo essa ação é realizada pela Secretaria Estadual de Cultura e a edição deste ano aconteceu durante as comemorações de aniversário da cidade.

  3. Bom dia,
    Minha mãe ama museus,e eu também. eu poderia Pegar o passaporte para ela quando for pegar o meu?
    Eu trabalho no centro do Rj,então seria mais fácil.

    • Olá Wolpi,
      É preciso consultar, em cada local de distribuição, o quantitativo de Passaporte por pessoa. No centro são as seguintes opções de locais:
      Museu de Arte do Rio (terças-feiras e sábados, das 9h às 17h)
      Museu Nacional de Belas Artes (Av. Rio Branco, 199 – Centro) .

      Aproveite!

  4. Bom dia,
    Minha mãe ama museus,e eu também. eu poderia Pegar o passaporte para ela quando for pegar o meu?
    Eu trabalho no centro do Rio de Janeiro,então seria mais fácil.

    • Prezado Wolpi,
      É preciso verificar os critérios de distribuição em cada local.

      No centro são duas opções:
      Museu Nacional de Belas Artes: Av. Rio Branco, 199 – Centro. (21) 3299-0600
      Museu de Arte do Rio:terças-feiras e sábados, das 9h às 17h. (21) 3031-2741

    • Basta comparecer a um dos postos de distribuição e retirar seu Passaporte. Confira os dias e horários no local que escolher, conforme opções a seguir:

      Museu Aeroespacial
      Museu de Arte do Rio
      Museu Nacional de Belas Artes
      museu Nacional
      Sítio Burle Marx
      Museu Imperial
      Museu da República

  5. quando se encerra a distribuição? Eu trabalho próximo ao MAR, posso pegar o meu ingresso e o da minha esposa?

    • Olá Higor,

      Até esgotar o quantitativo disponibilizado, que é de 300 mil exemplares. A validade é até o dia 31 de dezembro de 2018.
      Consulte o critério de distribuição no MAR.

      Aproveite!

  6. Boa tarde. Gostaria de saber se os passaportes estão sendo distribuídos apenas nos dois museus citados ou se também estão disponíveis em todos os participantes?

    • Prezado Willian, boa tarde.

      Os pontos de distribuição são os seguintes:
      Museu Aeroespacial
      Museu de Arte do Rio
      Museu Nacional de Belas Artes
      Museu Nacional
      Sítio Burle Marx
      Museu Imperial
      Museu da República

      Confira dias e horários de distribuição no local em que for retirar o seu Passaporte.

      Aproveite!

  7. Muito bom ver que voltou o #passaporteDosMuseus Porém fiquei com uma grande dúvida sobre as informações do texto. Qual o valor para retirar esse passaporte?
    Obrigado.

    • Prezado Marcelo,

      O Passaporte é distribuído gratuitamente. Confira os critérios e locais de distribuição.

      Aproveite!

    • Olá Monica,

      Até esgotar o quantitativo disponibilizado, que é de 300 mil exemplares. A validade é até o dia 31 de dezembro de 2018.
      Aproveite!

    • Prezada Fernanda, o Passaporte de Museus é uma iniciativa realizada pelo Ibram em parceria com as secretarias estadual e municipal de Cultura do Rio de Janeiro, contemplando a capital e cidades próximas.

  8. Boa tarde!
    Muito legal essa iniciativa. Gostaria de saber se precisa fazer algum cadastro para ter direito aos passaportes? Ou só se dirigir até os museus citados e retirar?

  9. Olá! Gostaria de saber quais documentos tem que levar.
    Meu esposo pode ir e fazer para toda a família ou tem que ir todos?

    • Prezada Suzan, basta identificar-se para retirar o passaporte. Consulte o museu escolhido sobre o limite de passaportes por pessoa.

  10. Prezados,
    O passaporte poderia ser distribuído em mais museus e centros culturais, como da vez anterior, pois facilitaria para quem quer retirá-lo. Apenas 2 locais e a não distribuição aos domingos é muito restrito. Se o objetivo é dar acesso à cultura – o que é muito louvável – entendo que devem ser facilitados os meios para se chegar a este objetivo.
    Por favor, reavaliem a estratégia de distribuição dos passaportes.
    Att
    Adriana

  11. Olá! Gostaria de saber quantos passaportes uma pessoa pode pegar?
    Eu, necessitaria de dois. Sendo um para a minha pessoa, e outro para a minha companheira.
    Grato desde já! :)

  12. Obrigado pela dica, só tenho uma duvida. Qual a documentação necessária para retirada do benefício?

    • Prezada Ingrid, cada um dos museus participantes oferece gratuidade em um ou mais dias específicos. A informação pode ser consultada no próprio passaporte.

  13. Olá! Pra pegar o passaporte é necessário fazer a visita paga ao museu antes ou a distribuição acontece no hall de entrada?

    • Prezada Carolina, os passaportes estão sendo distribuídos nas bilheterias dos museus, sem obrigatoriedade de entrada.

  14. Bom dia, me interessei bastante, mas gostaria de saber se são somente esses museus q estão entregando, pois li em outros sites que o Museu da república também está fazendo, e também gostaria de saber se uma pessoa pode pegar mais q um passaporte. Desde já agradeço

    • Prezada Amanda, a distribuição tem sido ampliada para novos museus, conforme estamos atualizando na página do Ibram. O Museu da República é um deles. Consulte o museu escolhido sobre detalhes da retirada.

  15. Boa tarde, ainda estão distribuindo? Seria para mim e para a minha filha (9 anos), nesse caso eu precisaria levar ela para retirar o passaporte?
    Obrigado.

    • Prezado Uilson, os passaportes seguem sendo distribuídos e os pontos de distribuição estão sendo ampliados. Consulte o museu escolhido sobre detalhes da retirada.

    • Prezado Lucas, a previsão inicial é de que os passaportes serão distribuídos até o final da tiragem total de 300 mil exemplares.

  16. Tenho interesse em adquirir o passaporte para mim e minha família (esposa e dois filhos em idade escolar com 9 e 6 anos). A minha dúvida é se eu ou minha esposa podemos pegar para o grupo familiar ou cada um tem que estar presente na retirada do passaporte?
    Obrigado e parabéns pela iniciativa na promoção da cultura.

    • Prezada Estela, não é necessário realizar cadastro. Basta ir ao museu escolhido e fazer a retirada do passaporte.

  17. Bom dia!
    Gostaria da informação se conseguiria retirar para minha companheira, caso eu apresente um documento dela com foto.
    Há a possibilidade de ser feito desta forma ou somente o próprio deverá comparecer para a retirada?

    No aguardo, Obrigada.

  18. Parabéns pela iniciativa. O passaporte de 2015 continua sendo válido ou deve ser substituído pela nova edição? Grata pela atenção.

    • Boa tarde Rosangela,
      O Passaporte deverá ser substituído pela nova edição. A validade do Passaporte 2018 é até o dia 31 de dezembro.

      Aproveite!

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days