Parcerias: Ibram dará apoio técnico para projetos de museus goianos

Por ocasião da entrega da reforma do Museu das Bandeiras, em Goiás (GO), no último domingo (2), o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo, também visitou os municípios goianos de Pirenópolis e Corumbá de Goiás, onde foram pactuadas parcerias para apoio técnico do órgão aos museus locais.

Em Corumbá de Goiás, Oswaldo participou de encontro com o prefeito da cidade, Célio Fleury, e os secretários municipais de Cultura e Educação.

Durante a reunião, que contou ainda com a presença da historiadora Maria do Carmo Gouveia de Moraes, foi discutido o projeto de criação, na cidade, do Museu de Arte Sacra de Nossa Senhora da Penha de França – para o qual o Ibram assegurou o fornecimento de apoio técnico.

Representantes do Ibram e da prefeitura de Corumbá em visita à igreja reformada

Representantes do Ibram e da prefeitura de Corumbá visitaram igreja recém-restaurada

O novo museu será sediado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, recém restaurada com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A igreja, cuja construção foi iniciada em 1750, é considerada um exemplar da arquitetura colonial dos primeiros anos de ocupação do centro-oeste brasileiro.

Patrimônio local
Em Pirenópolis, o encontro do presidente do Ibram foi com o prefeito local, Nivaldo Melo, e os secretários de Cultura, Educação e Turismo, além do colecionador Augusto César Bittencourt, criador do Museu Rodas do Tempo, que está situado na cidade e expõe acervo de bicicletas, scooters e motocicletas.

Com os encontros, o Ibram dá início à cooperação entre o órgão e os municípios de Goiás (antes Cidade de Goiás), Corumbá e Pirenópolis para apoio técnico no desenvolvimento de museus locais.

“Temos valorizado o patrimônio histórico goiano, que está na órbita de três grandes cidades – Brasília, Anápolis e Goiânia – e por isso pode incrementar a visitação aos museus da região, gerando recursos para as cidades históricas”, ressaltou Angelo Oswaldo.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Maria do Carmo Gouveia/divulgação

Matéria relacionada
Ibram recebe Museu das Bandeiras após reforma do Iphan

3 comentários para “Parcerias: Ibram dará apoio técnico para projetos de museus goianos

1. Sou Francisco Gomes Figueiredo de Moraes, Diretor (além de porteiro, faxineiro, restaurador em alguns casos), há 5 anos, do Museu do Carmo, arte sacra, confiado à irresponsabilidade da Diocese de Anápolis. O senhor Angelo Oswaldo visitou tal museu antes de tomar posse do seu atual cargo. Quando poderemos distinguir IBRAM do também incerto IPHAN?

• Caro Francisco, o Instituto Brasileiro de Museus existe desde 2009, enquanto o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é uma das mais antigas instituições federais da área da cultura no Brasil, criado em 1937. Enquanto o Ibram é responsável pela política pública para museus, o Iphan trata de questões relativas ao patrimônio cultural material e imaterial. Muitas vezes as instituições, vinculadas ao Ministério da Cultura, trabalham em parceria – como no caso de obras em museus que têm prédios tombados, por exemplo. Obrigado!