Paraná ganha seu primeiro curso superior em Museologia

O Paraná passou a contar, na última segunda-feira (19), com seu primeiro curso de graduação em Museologia. A criação do curso, que será oferecido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foi autorizada por decreto estadual.

O Bacharelado em Museologia será oferecido no campus Curitiba I/Embap da instituição. Serão ofertadas 40 vagas no período matutino. O curso terá carga horária de 2.848 horas, com regime de matrícula semestral e duração de quatro anos, podendo ser concluído em até seis anos. A previsão é de que seja realizado vestibular especial no início de 2019 para ingresso já no primeiro semestre.

De acordo com o diretor do campus Curitiba I/Embap, Marco Aurélio Koentopp, a criação do curso objetiva preencher a lacuna de profissionais de Museologia em território paranaense. “Isso é uma demanda reprimida de muitos anos, só no Paraná tem mais de 300 museus e todo museu por lei tem que ter um museólogo”, explica.

Cenário nacional – De acordo com o Conselho Federal de Museologia (Cofem) o Brasil já conta com 13 cursos de graduação em Museologia, oferecidos por instituições públicas e privadas nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal. O país também conta com 4 cursos de pós-graduação na área.

2 comentários para “Paraná ganha seu primeiro curso superior em Museologia