Museus do Brasil

O Cadastro Nacional de Museus (CNM) constitui-se em um instrumento do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e tem por objetivo conhecer e integrar o campo museal brasileiro, por meio da coleta, registro e disseminação de informações sobre museus. Desde 2006, o CNM já mapeou mais de 3.200 instituições museológicas em todo o país, compartilhando seus resultados por meio de duas publicações:

Guia_museusBRGuia dos Museus Brasileiros
Elaborado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), o Guia dos Museus Brasileiros traz dados como ano de criação, situação atual, endereço, horário de funcionamento, tipologia de acervo, acessibilidade, infraestrutura para  recebimento de turistas estrangeiros e natureza administrativa de 3.118 museus, incluindo 23 museus virtuais, já mapeados pelo Ibram em território nacional.

As informações foram organizadas de modo a facilitar a consulta pelo usuário. Os museus estão divididos por região, estado e município. Legendas com símbolos indicam os dados citados. Ao final da publicação, um índice remissivo relaciona os nomes de todas as instituições.

O guia é o mais atual e o mais completo já produzido na área no Brasil. A expectativa é de que ele facilite o acesso do público aos acervos brasileiros e promova a difusão de informações sobre o setor museal no país.

A versão impressa da publicação, com cerca de 600 páginas, foi lançada em 18 de maio de 2011 (Dia Internacional dos Museus) e distribuída aos museus que integram a publicação. A reprodução dos conteúdos é permitida, desde que citada a fonte.

Para facilitar a consulta, os arquivos abaixo estão divididos por região.

Museus da Região Norte

Museus da Região Nordeste

Museus da Região Centro-Oeste

Museus da Região Sudeste

Museus da Região Sul

Museus extintos, incorporados e renomeados, museus em implantação e museus virtuais


Museus_Numeros_capa
Museus em números
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) lançou, em 2011, a publicação Museus em Números em dois volumes, oferecendo um panorama estatístico nacional e internacional do setor de museus e textos analíticos sobre a situação dos museus nas unidades federativas. 
Os dados são referentes a 1,5 mil instituições museológicas brasileiras que responderam ao questionário do Cadastro Nacional de Museus (CNM) – cadastradas entre as mais de três mil instituições mapeadas em todo o país à época do levantamento de dados para a pesquisa (setembro 2010). Seguem os arquivos:

Volume 1
Volume 2 (parte 1 de 2)
Volume 2 (parte 2 de 2)