Olímpiadas 2016: exposição com acervo de museu suíço abre no MHN

Entre os dias 13 de setembro e 1º de dezembro, o Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram) recebe a exposição interativa Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A exposição, antes de chegar ao Rio, esteve na capital paulista

Após passar por São Paulo (SP), o acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, chega ao Rio de Janeiro (RJ) em uma mostra inédita no Brasil. Nela, o público poderá conhecer, gratuitamente, cerca de 300 peças que marcaram e representam a trajetória dos Jogos da Era Moderna.

Uma parte do material exposto pertence ao Comitê Olímpico Internacional (COI), detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema, e outra ao COB. Já servindo como ‘aquecimento’ para os Jogos Olímpicos 2016, na capital fluminense, a mostra apresenta ao público os valores dos Jogos Olímpicos.

“Como sede da próxima edição, temos a responsabilidade de contribuir para o processo de educação olímpica das pessoas, que vai muito além de conhecer as regras das 28 modalidades do maior evento esportivo do mundo”, destaca o presidente do COB, e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Interação
A exposição é dividida em nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura.

Interatividade da exposição envolve tanto adultos quanto crianças

Além de conhecer de perto tochas, medalhas e mascotes de diversas edições, os visitantes poderão apreciar objetos raros, empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (Moscou, 1980) e participar de uma simulação de salto em distância.

A mostra do Rio de Janeiro ainda traz uma novidade: peças marcantes da Coca-Cola,  patrocinadora dos Jogos Olímpicos desde 1928, serão incluídas na seção Memorabília.

Interações educativas estarão disponíveis em uma sala de cinema, onde também serão exibidos vídeos do acervo do COI. Saiba mais sobre o MHN.

Texto: Divulgação MHN
Edição: Ascom/Ibram
Fotos: Márcia Alves/Approach/COB

2 comentários para “Olímpiadas 2016: exposição com acervo de museu suíço abre no MHN

1. GOSTARÍAMOS DE SABER SE ESSE CONCEITUADO MUSEU TEM TODAS AS MEDALHAS DAS OLIMPIADAS, MOTIVO PELO QUAL O SETOR DE ACERVO DA CASA DA MOEDA DO BRASIL ESTA PREPARANDO UMA EXPOSIÇÃO COM TODAS AS MOEDAS, PEDIMOS CASO HAJA ENTRAR EM CONTATO NO TELEFONE (21)99688-2801 OU 2414-2385.
    DESDE JA AGRADECEMOS E SE POSSÍVEL UMA RESPOSTA COM BREVIDADE.