Obra iconográfica rara sobre a cidade do Rio de Janeiro ganha mostra

Exposição aberta nesta quinta-feira (14), no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, mostra obras originais e making-of do livro A muito leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A publicação, de autoria de Gilberto Ferrez e concebida por Raymundo de Castro Maya, foi lançada em comemoração aos 400 anos da cidade, em 1965, e agora é reeditada em edição fac-similar, em formato reduzido, para comemorar os 450 anso da cidade.

A muito leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro é considerada o grande marco da história editorial brasileira. A mostra traz várias das obras originais reproduzidas no livro, que jamais foram reunidas. O público irá conhecer também as minúcias de um projeto editorial inovador, até então sem precedentes no Brasil, realizado com técnicas artesanais e cercado de extremo cuidado.

Para Vera Alencar, diretora dos Museus Castro Maya/Ibram, “ A edição original foi considerada o maior acontecimento editorial do IV Centenário. E agora será ainda mais importante e com amplitude muito maior, já que, além da edição fac-similar do livro, teremos a exposição, que percorre o processo de elaboração da obra e dá uma visão bem completa do apuro e do rigor com que tudo foi feito. Será uma chance única, também, de ver de perto várias das obras originais que fazem parte da publicação” .

A mostra fica em cartaz até 12 de junho. Mais informações aqui.

Foto: Acervo Museus Castro Maya