Nota sobre o incêndio do Museu Nacional, da UFRJ

O incêndio que destruiu o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, neste domingo (2) é a maior tragédia museológica do país. Uma perda incalculável para o nosso patrimônio científico, histórico e cultural.

Tamanha perplexidade que toma a todos, nos defronta com o maior desafio dos museus: consolidar e implementar uma política pública que garanta, de forma efetiva, a manutenção e conservação de edifícios e acervos do patrimônio cultural brasileiro.

O Instituto Brasileiro de Museus manifesta solidariedade aos servidores e pesquisadores do Museu Nacional nesse triste registro de sua história.

4 comentários para “Nota sobre o incêndio do Museu Nacional, da UFRJ

1. Nós do Centro de Memória Municipal Dr. José de Magalhães Pinto estamos de LUTO ! Esta perca irreparável para nossa História vai mostrar o descaso dos Governos para com a Cultura e a Memória do Brasil.

2. Faltou a solidariedade aos cidadãos brasileiros, que pagam impostos, por uma cultura de baixíssima quantidade, e que perderam, não só a sua história, mas parte da história da humanidade!

3. Hoje é o dia mais triste da minha vida, quando vi aquela notícia ontem á noite perdi o chão.
    Mas isso ja era uma tragédia anunciada,
    Eu pergunto, por quê ninguém tomou nenhuma provi-
    dência.
    Numa situação dessa por que não pensaram em denunciar, e cobrado governo um prédio para aguardar o acervo, se tinha todo esse perigo, deveriam fazer algo para evitar essa tragédia, mesmo que houvesse esse incêndio, pelo menos o
    acervo estaria salvo.
    Sou Museóloga e isso me deixa muito triste,
    Agora só tenho o livro do museu, publicado pelo Banco Safra,
    Maria do Socorro de Freitas

4. POXA, A UNIVERSIDADE É A RESPONSÁVEL.nÃO ATIRE PARA OUTREM A SUA FALHA SEU REITOR E SEU DIRETOR. SE TIVESSEM FEITO PELO MENOS O DE PRESERVAÇÃO DE INCENDIO, O SR NÃO ESTARIA ACUSANDO OS BOMBEIROS.