Nota sobre a realização do 8º Fórum Nacional de Museus

Compartilhamos as tratativas conduzidas por este Instituto Brasileiro de Museus – Ibram para viabilizar a 8ª edição do Fórum Nacional de Museus, encontro de incondicional prioridade para o Ibram, oportunidade de promover o intercâmbio científico, acadêmico e cultural, bem como de avaliar as políticas públicas para o setor.

O Ibram vem envidando esforços para a realização do Fórum, que culminou no reconhecimento e na aprovação dos recursos pelo Fundo Nacional de Cultura, do Ministério da Cidadania, neste mês de setembro.

Entretanto, sendo um evento de grande porte, não há tempo tecnicamente viável para a realização do 8º FNM ainda neste ano de 2019, o que nos impeliu a decidir pela prorrogação de sua data para o primeiro semestre de 2020.

Além da mudança de datas, registramos que o 8º FNM ocorrerá na cidade de Brasília em função de questões operacionais e orçamentárias.

Assim, com a realização do 8º FNM, prevalece o compromisso deste Instituto em manter a relação dialógica democrática e essencial junto ao campo museal brasileiro, propiciando um ambiente de debate e reflexão sobre o papel da museologia contemporânea e suas interfaces com as políticas públicas voltadas para o setor.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Secretaria de Estado da Cultura do Ceará pelo acolhimento, empenho e compreensão.

Instituto Brasileiro de Museus

Um comentário para “Nota sobre a realização do 8º Fórum Nacional de Museus

1. Uma tristeza que um evento importante como este deixe de acontecer no ano e local previstos, e sem data confirmada para 2020. A reunião com os pares, a atualização de ideias e documentos fundamentais para promover a troca de conhecimentos são medidas estratégias para e manter a posição de destaque do Brasil no campo museológico mundial e reforçar o compromisso ético dos profissionais de museus com suas instituições. Precisamos mais do que nunca reforçar quem somos, o espaço que ocupamos e a importância dos museus para a sociedade, para as gerações atuais e futuras.
    Apelo para que seja definida com urgência a data de realização do 8º FNM e que eventos locais possam se multiplicar este ano, para ventilar os acervos e inflar os debates acerca das demandas vitais que permeiam a museologia. Precisamos estar unid@s.