Nomeado o novo presidente do Instituto Brasileiro de Museus

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (27), portaria que nomeia Carlos Roberto Ferreira Brandão como presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

Novo presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão é professor titular da USP

Indicado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), foi vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) daquela universidade e já dirigiu o Museu de Zoologia da USP entre os anos de 2001 e 2005, onde também foi curador da coleção de insetos Hymenoptera.

Brandão foi membro suplente do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, membro do Comitê Executivo do Conselho Internacional de Museus (Icom) entre 2010 e 2013, e presidente do Comitê Brasileiro do Icom no período de 2006 a 2010. Foi também pesquisador associado do Museu Americano de História Natural.

É graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, instituição em que realizou seu mestrado e doutorado, e integra a Câmara Setorial de Museus da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Além disso, colabora com comitês editoriais de revistas no país e no exterior. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação/internet
Atualizado em 25/02/2015

3 comentários para “Nomeado o novo presidente do Instituto Brasileiro de Museus

1. Uma excelente escolha do Ministro da Cultura. Faço votos de que o Prof. Roberto Brandão tenha muito sucesso nesse novo desafio.
    Sérgio Lucena

2. Parabéns, muito SUCESSO!!! Tive a oportunidade de ser orientada sobre questões profissionais, pelo atual Presidente e o agradeço muito por isso. Grande abraço. Fabiana Mazuco. Coordenadora do Museu Municipal Cônego Hugo. São Francisco de Assis RS.