Nomeada a nova diretora dos museus Ibram em Goiás

Stélia Braga Castro foi nomeada nesta semana, pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo, como nova diretora do Museu das Bandeiras e Museu de Arte Sacra da Boa Morte, no município de Goiás (GO), e Museu Casa da Princesa, em Pilar de Goiás (GO).

Stélia Braga é a nova diretora dos museus Ibram em Goiás

Stélia Castro é a nova diretora dos museus Ibram em Goiás

Nascida em Vila Velha (ES) e graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Stélia Castro é mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Programa de Mestrado Profissional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, desde dezembro de 2013, atuava como chefe de Divisão Técnica do Iphan no Acre.

A candidata foi a escolhida  entre oito inscritos para ocupar a direção dos três museus, em caráter de cargo comissionado, conforme definido na Chamada Pública nº4, aberta em março deste ano.

Para a seleção, foram considerados os critérios de formação acadêmica em nível superior; experiência comprovada em gestão envolvendo atividades de relacionamento com organizações do governo ou entidades da sociedade em geral; e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.

Os critérios foram aferidos através de apresentação de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho. Além da apresentação da documentação, também foi realizada entrevista oral entre a candidata e a comissão de seleção designada.

Chamadas abertas
Até o dia 23 de novembro estão abertas Chamadas Públicas para ocupação de cargo de direção em três museus da rede Ibram: Museu Histórico Nacional, no Rio, Museu Casa da Hera, em Vassouras (RJ), e Museu Solar Monjardim, em Vitória (ES).

Texto: Ascom/Ibram

Um comentário para “Nomeada a nova diretora dos museus Ibram em Goiás