Nomeada a nova diretora do Museu Socioambiental de Itaipu em Niterói

A nova diretora do museu Ibram em Niterói foi escolhida via chamada pública

A nova diretora do museu Ibram em Niterói foi escolhida via chamada pública

O Museu Socioambiental de Itaipu, localizado em Niterói (RJ) e parte da rede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), já tem nova diretora.

Eunice Batista Laroque foi nomeada na terça-feira (16), pelo presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, em portaria publicada no Diário Oficial da União.

Laroque tem um currículo vasto: é licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (RS), e em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Salamanca (Espanha), onde também fez mestrado em Tecnologia da Educação.

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também se especializou em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos. É ainda tecnóloga em Design de Interiores e especialista em Educação de Jovens e Adultos.

Transparência
Com 25 anos de experiências no Rio Grande do Sul, tendo integrado o quadro efetivo da Prefeitura de Porto Alegre, como professora, e trabalhado no Museu Joaquim Felizardo, Eunice Laroque diz-se “privilegiada” por integrar agora o quadro do Ibram.

“Este é um um momento histórico, pois estão sendo feitas chamadas públicas para ocupação dos cargos, de forma democrática, e as políticas públicas estão sendo implementadas: venho para somar”, comemora.

Ruínas de antigo convento que fazem parte do Museu Socioambiental de Itaipu

Museu Socioambiental de Itaipu ocupa área de antiga instituição religiosa

A nova diretora do Museu Socioambiental de Itaipu foi selecionada entre cinco candidatos inscritos, conforme definido na Chamada Pública nº1, aberta em março deste ano. Saiba mais.

Para a seleção foram considerados os critérios de formação acadêmica em nível superior; experiência comprovada em gestão, envolvendo atividades de relacionamento com organizações do governo ou entidades da sociedade em geral; e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.

Os critérios foram aferidos através de apresentação de currículo, Declaração de Interesse e Plano de Trabalho. Além da apresentação da documentação, também foi realizada ainda entrevista oral entre a candidata e a comissão de seleção designada.

Arqueologia
O Museu Socioambiental de Itaipu, antes chamado Museu de Arqueologia de Itaipu, existe desde 1977 e está sediado nos remanescentes do Recolhimento de Santa Teresa, instituição de caráter religioso fundada no começo do século XVIII. Seu acervo é composto por artefatos produzidos pelos povos que viveram no litoral fluminense antes de 1500.

Exemplos são artefatos líticos e ósseos, matéria corante, ocre, restos ósseos humanos e remanescentes de fauna (aves, peixes e mamíferos), além de blocos testemunhos do Sambaqui de Camboinhas.

Texto: Ascom/Ibram
Fotos: Banco de Imagens Ibram

Publicado em

Um comentário para “Nomeada a nova diretora do Museu Socioambiental de Itaipu em Niterói

  1. Parabéns !!! Museu Socioambiental de Itaipu.
    Pela posse da nova diretora Eunice Batista Laroque.
    Vamos sentir sua falta aqui em Porto Alegre.
    Ganha o Brasil !!!
    bjusss
    xaplin

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days