Museus de todo Brasil já podem enviar os dados de visitação em 2017

BannerFVA fevereiro2018-01O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibilizou hoje, 1º de fevereiro, o Formulário de Visitação Anual (FVA) – 2017. O preenchimento poderá ser feito até o dia 30 de abril através da plataforma Museusbr, onde é possível encontrar as orientações necessárias e o passo-a-passo para o envio dos dados.

Esta é a quarta aplicação do FVA, que foi criado para que os museus brasileiros possam enviar suas informações sobre o quantitativo anual de visitação de maneira padronizada e organizada, conforme determinado na Lei nº 11.904/2009 e no Decreto nº 8.124/2013.

A coleta de dados anuais sobre visitação é considerada estratégica para o desenvolvimento do setor de museus para o acompanhamento e o monitoramento de diretrizes, estratégias, ações e metas estabelecidas em políticas públicas, como as que constam no Plano Nacional de Cultura, Estatuto dos Museus e Plano Nacional Setorial de Museus.

Por meio da aplicação do Formulário de Visitação Anual, o Ibram constatou, por exemplo, que em 2016 os museus brasileiros receberam um total de 28.594.539 visitantes, nas 979 instituições que responderam ao FVA 2016. Os resultados dos anos anteriores estão disponíveis na página do Ibram.

15 comentários para “Museus de todo Brasil já podem enviar os dados de visitação em 2017

1. Prezados .
    Sou coordenadora do Centro de memória do Minas Tênis Clube.
    Estou com dificuldade em acessar o Formulário Anual de Visitação 2017.
    Solicito orientação.

2. Venho, através deste, informar que ao entrar no Memorial do Poder Judiciário de Sergipe para preencher o FVA não consigo encontrar a aba para tanto.
    Aguardo orientação e desde já, grata.

3. Endosso o que foi enviado pela Juliana e pela Silvana. Já fiz várias tentativas, mas não consigo editar as informações referentes ao meu perfil na plataforma Museusbr e tampouco encontrar a aba FVA quando acesso a pagina do Museus

4. Enviei e-mail para cnm@museus.gov.br e fui contatada, via telefone, pela funcionária Iris. Registro a atenção, paciência e gentileza dessa funcionária que me prestou todas as orientações via telefone, acompanhando meu preenchimento para registro do meu perfil bem como das informações sobre o museu na plataforma Museusbr. O problema principal que eu estava tendo, e talvez também se verifique com outros usuários, diz respeito ao navegador que não era adequado. Mais uma vez muito obrigada à funcionária Iris.

5. Prezados, bom dia!

Estou, desde o dia em que fora aberto o FVA 2017 e não consigo fazê-lo.

Sinceramente, todos os apontamentos até 2016 eram de fácil acesso e registros. A partir do ano passado não consigo fazê-lo.

Estamos cadastrados e nada, sequer a aba de registro para tanto está lá disponível.

Aguardo orientações.

Att

6. Está complicado preencher o FAV este ano, as informações do perfil não ficam salvas no sistema, enquanto que a aba do FAV sequer aparece para preenchimento.

Att