Museus brasileiros receberam mais de 28 milhões de visitantes em 2016

resultados 2016_menor

O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram constatou, por meio da aplicação do Formulário de Visitação Anual – FVA, que os museus brasileiros receberam um total de 28.594.539* visitas em 2016, distribuídas nas 979* instituições que participaram da pesquisa. Museus das cinco regiões responderam à pesquisa e todas elas têm instituições entre os 100 mais visitados do país. Os resultados da pesquisa estão disponíveis na página do Ibram.

Previsto pelo do Decreto 8.124/2013, o Formulário de Visitação Anual visa colher dados sobre a frequência de público aos museus brasileiros e faz parte do projeto Museus&Público. Tais informações são estratégicas para o desenvolvimento do setor de museus, pois além de indicar a necessidade de adequação dos serviços oferecidos, possibilita o monitoramento de diretrizes, estratégias, ações e metas estabelecidas em políticas públicas voltadas para o setor.

Para Rafaela Gueiros de Lima, da Coordenação-Geral de Sistemas de Informações Museais – CGSIM/Ibram, a análise das informações sobre o fluxo de visitação pode subsidiar a formação de parcerias regionais para a criação de roteiros culturais, por exemplo.

Essa foi a terceira vez que o Instituto Brasileiro de Museus aplicou o Formulário de Visitação Anual. O FVA 2017 será aplicado de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2018. Conheça os resultados das edições anteriores.

*atualizado em 30/10/2017

Publicado em

7 comentários para “Museus brasileiros receberam mais de 28 milhões de visitantes em 2016

  1. Onde posso encontrar todos os dados abertos? O resumo publicado é bom, mas queria obter o inteiro teor dos dados, abertos, para outras estudos. Obrigado.

  2. Onde posso encontrar todos os dados abertos? O resumo publicado é bom, mas queria obter o inteiro teor dos dados, abertos, para outras estudos. Obrigado!

    • Bruno, a equipe está trabalhando para disponibilizar os dados brutos e, assim que isso acontecer, daremos divulgação.

  3. Gostaria de confirmar o endereço do Museu do Gonzagão, o qual consta na lista dos museus mais visitados da região nordeste.
    Grata,
    Conceição Wanderley

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days