Museu Regional de Caeté reabrirá suas portas após 6 anos fechado

Museu Regional de Caete_baixa resolucaoO Museu Regional de Caeté/Ibram reabrirá ao público após seis anos fechado para visitação. A reabertura do Museu ocorrerá no dia 18 de maio às 14h30, em um evento público. A cerimônia de abertura faz parte da programação da 17ª Semana Nacional de Museus e coincidirá com o Dia Internacional dos museus, data em que museus do mundo inteiro celebram e promovem diversas atividades.

Em outubro 2012, o Museu Regional de Caeté teve que ser fechado para visitação do seu prédio principal devido a problemas estruturais. Após passar por uma intervenção emergencial em 2013/2014, as obras de restauração integral iniciaram-se em 2016, e foram custeadas pelo Fundo Nacional da Cultura, com um valor aproximado de 2 milhões e 700 mil Reais.

As obras de requalificação do Museu contemplaram tanto a restauração integral do sobrado quanto das áreas anexas, dotando o museu de uma reserva técnica, projeto de prevenção e combate a incêndio, equipamentos de Circuito Fechado de TV, alarme e proteção contra descargas elétricas, além da instalação de um elevador, para atender pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O edifício que o Museu Regional de Caeté está abrigado é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – Iphan. Trata-se de um belo sobrado de dois pavimentos construído em fins do século XVIII, valorizado pela presença de casas térreas vizinhas e pelos afastamentos laterais, que lhe conferem grande imponência. A sua exposição, que foi toda modernizada para reabertura, conta a história de formação da região de Caeté, passando pela religiosidade da região e ambientações do modo de vida dos séculos XVIII e XIX. O grande destaque da exposição está na montagem quase completa da capela de São Manoel do Peti, cujo prédio foi inundado por barragem da Cemig na década de 1940.

O Museu Regional de Caeté fica na Rua Doutor Israel Pinheiro, 176, no Centro do município de Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).