Museu Lasar Segall inaugura exposição e sistema de audioguia

O Museu Lasar Segall (Ibram/MinC) abre a exposição Lasar Segall – processos, dia 16 de julho. A mostra apresentará um percurso de aproximadamente 100 trabalhos realizados por Segall desde os mais antigos, de cerca de 1909, até sua produção final na década de 1950. Na ocasião também será inaugurado o novo sistema de audioguia, que oferecerá detalhes da vida e obra do artista em português, inglês e multimídia.

Após uma mostra com destaque exclusivamente às pinturas de Segall, esta nova montagem traz obras que representam seus principais momentos de transformação nas diferentes linguagens – desenho, gravura, escultura e pintura.

As anotações realizadas pelo artista ao longo da vida, em papéis, blocos e cadernos de anotação irão revelar seus processos de criação, e em uma das salas será reproduzida a decoração da residência de Segall, com móveis, luminária, tapete e objetos desenvolvidos por ele na área de design, lado menos conhecido, mas de traço igualmente criativo e rigoroso.

Por meio das obras, a exposição também evidencia o percurso de vida do artista em diferentes fases: a formação européia do início do século XX; o impacto que o Brasil teve em seu trabalho quando de sua vinda ao país em 1923; o período em Paris no final da década de 1920; a volta ao Brasil no início dos anos 30, quando a produção poética e de engajamento humanista passam a ser representadas em sua obra; e a depurada obra dos anos 1950.

Dois novos módulos ressaltam os processos de criação. Um em torno da obra Eternos Caminhantes (1919), outro destacando a tela Navio de emigrantes (1939-1941). Ambas serão acompanhadas de uma seleção de trabalhos do artista relacionados a elas – desenhos, gravuras, fotografias – dimensionando, desta forma, a reflexão de Segall em torno do recorrente tema da emigração.

O projeto de pesquisa para o conteúdo do audioguia foi desenvolvido pela equipe do museu, produzido pela empresa Neocultura e patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Serviço:
Exposição Lasar Segall – processos
Quando: A partir de 16 de julho de 2011 (exposição de longa-duração), de terça a sábado e feriados, das 14h às 19h; domingos, das 14h às 18h.
Onde: Museu Lasar Segall (Rua Berta 111, Vila Mariana, São Paulo, SP).
Áudio guia: 31 obras (serviço gratuito).
Informações: (11) 5574-7322; www.museusegall.org.br
Entrada gratuita.

Fonte: Ascom Museu Lasar Segall

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days