Museu Imperial comemora 170 anos de nascimento da Princesa Isabel

Em homenagem aos 170 anos de nascimento da Princesa Isabel, no dia 29 de julho, às 10h, o Museu Imperial e o Instituto Histórico de Petrópolis realizarão uma mesa redonda a fim de promover uma reflexão crítica sobre a vida e as ações da princesa Isabel, apresentando e discutindo questões sobre a trajetória daquela que foi, durante cerca de quarenta anos, a herdeira do trono imperial e, por três vezes, exerceu a regência, ficando à frente do governo durante um total de três anos e meio.

A abertura do evento será proferida pelo prof. Maurício Vicente Ferreira Júnior, Diretor do Museu Imperial. Constituirão a mesa profª. Maria de Fátima Moraes Argon, que falará sobre “A educação da Princesa Isabel”. O prof. Bruno da Silva Antunes que abordará o tema “A memória polimorfa de Dona Isabel de Bragança e a imperiosidade de um neoabolicionismo” e para finalizar, o prof. Roberto Daibert Júnior, refletirá sobre “A Princesa Isabel e o abolicionismo católico no Segundo Reinado”.

Posteriormente será proposto um debate sobre os temas apresentados. O evento é gratuito e acontecerá no cineteatro do Museu Imperial.  Mais informações pelo telefone (24) 2233-0300 ou através d0 e-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br

Sobre os palestrantes:

Maria de Fátima Moraes Argon: arquivista, historiadora e pesquisadora do Museu Imperial. Atualmente é Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis.

Bruno da Silva Antunes de Cerqueira: historiador, especialista em Relações Internacionais, bacharelando em Direito, além de indigenista e instrutor da Fundação Nacional do Índio (Funai). Fundador e gestor do IDII.

Roberto Daibert Júnior: Doutor em História pela UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua nos Programas de Pós-graduação em História e em Ciência da Religião.

 

Publicado em

Um comentário para “Museu Imperial comemora 170 anos de nascimento da Princesa Isabel

  1. Estudar sobre a vida da Princesa Isabel ‘e uma forma de valorizar os momentos Historico Imperial.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days