MHN sedia Seminário Internacional sobre os 500 anos da Primeira Volta ao Mundo

seminário primeira volta ao mundoPara celebrar os 500 anos da passagem dessa expedição pela baía de Guanabara, primeiro porto visitado nas Américas, em 13 de dezembro de 1519, a diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o Museu Histórico Nacional (MHN), as embaixadas de Portugal e Espanha no Brasil, e seus consulados no Rio de Janeiro, e os institutos Camões e Cervantes promovem, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2019, das 9h às 18h,o seminário internacional “5º Centenário da primeira volta ao mundo: a estadia da frota no Rio de Janeiro” – a ser realizado no auditório do MHN (Praça Marechal Âncora, s/n°, Centro, Rio de Janeiro, RJ).

Cruzando todos os oceanos, a viagem integrou povos, culturas e mercados, antecipando a globalização, – um dos principais legados de Espanha e Portugal para o mundo contemporâneo.

A  frota de cinco naus saiu da Espanha, em 1519, com cerca de 250 tripulantes, comandada por Magalhães, que morreria em terras do Oriente. O percurso se completou em 1522, retornando somente a nau Vitória, com apenas 18 tripulantes, sob o comando de Elcano.

Perspectiva sul-americana
O seminário reúne especialistas do Brasil, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Peru e Uruguai para comemorar a contribuição dos países sul-americanos visitados pela frota da primeira viagem de circum-navegação. Além disso, visa propor reflexões sobre a expedição liderada pelos navegadores Magalhães e Elcano e sua inserção no processo de globalização, estabelecendo pontes entre o passado e o presente, revisitando a história sob uma perspectiva contemporânea. Confira a programação completa.

As inscrições estão abertas até 10 de dezembro e podem ser feitas pelo sítio eletrônico da DPHDM no valor de R$ 50 (inteira) ou R$ 25 (meia-entrada para estudantes, professores, militares, idosos e pessoas com deficiência), pagos via depósito ou transferência bancária para a conta da Associação de Amigos do MHN: Banco do Brasil – Agência: 2861-4 / Conta corrente: 19600-2 / CNPJ: 32.268.617/0001-89.

A inscrição está condicionada ao envio do comprovante da transação bancária no referido sítio eletrônico. O comprovante de meia-entrada deverá ser apresentado no credenciamento, no primeiro dia do seminário. Haverá emissão de certificado digital para os participantes.

Texto e imagem: DPHDM/Divulgação
Edição: Ascom/MHN

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days