Museu Histórico Nacional recebe coleção portuguesa de moedas brasileiras

Peças da coleção portuguesa que será exibida no MHN

No âmbito das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, o Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram), recebe, entre 21 de março e 20 de junho, a exposição BES Numismática e o Brasil.

A mostra reúne 150 moedas e barras de ouro do Brasil, raras e de alta qualidade, selecionadas entre as 2 mil peças integrantes da coleção portuguesa do Banco do Espírito Santo (BES),  que é uma das mais completas e significativas coleções do gênero no mundo. Esta é primeira vez que esta coleção particular será apresentada ao público.

Esta é uma oportunidade para conhecer parte da história da moeda do Brasil colonial. No país, a cunhagem de moeda começou em Recife (PE), com os holandeses, e se intensificou com os portugueses, que fundaram quatro casas da moeda: na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Além da exposição, serão exibidos vídeos e apresentadas peças relacionadas à numismática, tais como balanças de precisão e sacos para o transporte de moedas, que remontam ao século XVII.  A visita monitorada para grupos e escolares pode ser agendada no setor Educativo pelos telefones  (21) 2550.9261/9262.  Saiba mais.

Texto e imagem: Divulgação MHN/Ibram

4 comentários para “Museu Histórico Nacional recebe coleção portuguesa de moedas brasileiras

1. Ola gostaria de saber se há,interesse em adquirir moedas antigas,de varia datas,tenho imagens,caso tenha interesse,entre em contato conosco.

2. Eu tenho uns moedas antigas, quero vende-las, 50 centavos 1953, 200 réis 1889, 1 real 1998 comemorativa,

• Caro Rafael, para tanto, por favor faça contato diretamente com os museus do seu interesse: obrigado!