Museu do Diamante apresenta a mostra ‘Bonecas que contam histórias’

Bonecas que contam historiasNo próximo dia 12, o Museu do Diamante apresenta a exposição “Bonecas que contam histórias”. A mostra retrata por meio de bonecas que representam o cotidiano e a religiosidade de matriz afrodescendente (orixás) a história das Abayomi, um povo que mesmo aprisionado /escravizado traz em si a resistência somada a suas crenças e valores, levando ao público uma reflexão histórica.

As bonecas são produzidas sem rosto e os corpos não são padronizados para manter a característica das Abayomi, que eram feitas da barra das roupas das africanas trazidas como escravas.

Os autores da mostra, Calebe Silva Ribeiro e Mariana Miranda, motivados por essa característica de luta em prol da resistência contra a violência de gênero, contra o racismo e contra a intolerância religiosa desenvolveram a exposição.

A mostra vai ficar disponível até dia 28 de setembro.

O Museu das Bandeiras funciona de terça a sábado, das 10h às 17h; domingos e feriados, das 9h às 13h.