Museu do Açude (RJ) inaugura exposição “Castro Maya e a Natureza do Rio”

O Museu do Açude, que integra a estrutura do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), inaugurou neste domingo (23) a exposição de longa duração  Castro Maya e a Natureza do Rio: paisagem e patrimônio.

A mostra registra o envolvimento de Castro Maya com a natureza em duas dimensões: a de colecionador de imagens sobre a paisagem natural do Rio de Janeiro e a de gestor da Floresta da Tijuca (de 1943 a 1946), com sua atuação em favor da preservação do patrimônio natural da cidade. Paisagem e patrimônio formam, portanto, o fio condutor da seqüência de imagens expostas em duas salas da Galeria Rugendas, localizada no Museu.

São 81 imagens, reproduzidas a partir do acervo dos Museus Castro Maya, que revelam a primorosa iconografia de obras dos artistas viajantes europeus do séc. XIX, e uma série de fotografias em preto e branco, que serviram de registro para o seu trabalho de recuperação das áreas degradadas da Floresta da Tijuca, devolvendo à cidade um legado paisagístico e ambiental revitalizado.

“A ideia foi valorizar Castro Maya, sua obra de colecionador e sua paixão pelo Rio de Janeiro”, explicou o curador da exposição, Paulo Sá (foto ao lado). “São imagens do relevo, da beleza natural da cidade, da floresta que Castro Maya tanto gostava”, completou ele.

Presente ao evento, o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, lembrou que a inauguração coincide com o início da 6ª Primavera dos Museus: “É importante lançar a Primavera no Museu do Açude com a reabertura do último pavilhão fechado por causa das chuvas de 2010 e com uma mostra tão significativa da vida de Castro Maya”.

A 6ª Primavera dos Museus (veja a programação completa) segue até o dia 30 de setembro com a participação de 803 instituições que realizarão 2.045 atividades em 364 municípios de todos os estados do país.

Serviço:

O quê: ExposiçãoCastro Maya e a Natureza do Rio: paisagem e patrimônio
Quando: Diariamente, exceto às terças-feiras, das 11h às 17h.
Onde: Museu do Açude (Estrada do Açude, 764 – Alto da Boa Vista)
Mais informações:
Ingresso: R$ 2,00. Entrada franca às quintas-feiras. Gratuidade para menores de 12 anos, maiores de 65 anos, grupos escolares, professores e guias turísticos em serviço, membros da Associação dos Amigos do Museu e do ICOM. Tel: 21 3433.4990 ou 21 3433.4984 (para agendamento de visitas orientadas).

Texto: Museu do Açude e Ascom Ibram
Fotos: Rita de Cássia Barga (Núcleo Educativo/Museu do Açude)

Publicado em

Um comentário para “Museu do Açude (RJ) inaugura exposição “Castro Maya e a Natureza do Rio”

  1. fiz meu estágio como técnica de turismo neste lugar maravilhoso e posso afirmar que lugar igual a esse é difícil de achar, interage com natureza, com aconchego, com amor, com fotos filmagens, familia, enfim, um ótimo lugar para passar o dia.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days